Conselho Regional do PEDEPES decorreu no Politécnico de Setúbal

Conselho Regional do PEDEPES decorreu no Politécnico de Setúbal

Conselho Regional do PEDEPES decorreu no Politécnico de Setúbal

AMRS promoveu encontro que serve para ultimar detalhes do documento que abrange a Península de Setúbal e o Litoral Alentejano

Realizou-se esta terça-feira a reunião do Conselho Regional do PEDEPES, que decorreu no Auditório Nobre da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Esta serviu para continuar o processo de construção do Plano Estratégico da Região de Setúbal 2025-2035.

- PUB -

O Plano Estratégico da Região de Setúbal (PEDEPES) visa atualizar o processo de reflexão iniciado em 2004 através do PEDEPES, alargando o âmbito territorial da Península de Setúbal ao Litoral Alentejano. O encontro foi promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

O documento define a visão, a estratégia e o plano de ação que irão orientar os agentes do território ao longo da próxima década, integrando um diagnóstico atual e prospetivo da região, bem como a identificação das prioridades e orientações estratégicas para o desenvolvimento futuro.

No âmbito da elaboração do plano, e em colaboração com a consultora Ernst & Young, a Associação de Municípios da Região de Setúbal promoveu um conjunto de oficinas temáticas, entrevistas e sessões de trabalho com os agentes do território, com o objetivo de recolher contributos para a definição da visão e da estratégia regional.

- PUB -

Nesta fase final do processo, a reunião do Conselho Regional do PEDEPES teve como propósito a apreciação e a apresentação de contributos para o Relatório Final do PEDEPES 2025-2035, envolvendo entidades representativas da região em diferentes domínios e reforçando o carácter participativo e colaborativo do plano.

A sessão contou com a presença de representantes institucionais, parceiros regionais e agentes estratégicos, reafirmando o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável e integrado da Região de Setúbal.

Ao longo do ano de 2025 a AMRS promoveu vários outros encontros com vista à recolha de contributos para a construção do documento. Uma delas decorreu no Auditório da Escola Conde Ferreira, em Sesimbra, onde mais de 60 agentes ligados a esta temática se fizeram representar para, não só explicarem os desafios que ultrapassam diariamente, como também perceberem as linhas gerais do documento. Esta realizou-se em março. Nesse mesmo mês, mas em Setúbal, o Auditório Municipal – Cinema Charlot recebeu agentes locais e entidades da região, entre teatros e coletividades, bem como representantes dos municípios, para discutir as particularidades do sector da Cultura. Já em abril houve uma reunião focada em micro e pequenas empresas, agricultura e pesca.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não