Dados foram divulgados no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens registou, até ao passado mês de Outubro, 317 sinalizações pelo crime de violência doméstica no concelho.
Em 2021, foram registadas, também a nível concelhio, um total de 281 situações pela prática do crime. Já a nível distrital, no ano passado foram registadas 2474 ocorrências de violência doméstica, onde 81% dos agressores são homens.
Os dados foram destacados durante a inauguração de uma exposição, numa conversa pública sobre a condição feminina, que se realizou na passada sexta-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
“Até Quando? – Degraus contra a violência” dá título à exposição que mostra, nos degraus da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, um conjunto de frases com dados relacionados com a violência doméstica e de género, igualdade e não discriminação.
A biblioteca recebeu ainda uma tertúlia, organizada em parceria com a Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES) e a Associação Setúbal Voz, que teve como mote a condição feminina retractada na ópera “Carmen”, de Bizet.
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, assinalado a 25 de Novembro, foi instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a sociedade para as diversas formas de violência que atingem as mulheres.
Segundo a ONU, uma em cada três mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida.