9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Clube sénior criado para “combater o isolamento dos idosos”

Clube sénior criado para “combater o isolamento dos idosos”

Clube sénior criado para “combater o isolamento dos idosos”

Projecto lançado este mês é gratuito e tem por objectivo fomentar o envelhecimento activo na comunidade

 

É com as linhas orientadoras de estimular o envelhecimento activo, combater o isolamento e a exclusão social, diminuir as restrições económicas e ampliar o acesso à cultura, serviços e bens que a União de Freguesias de Setúbal criou o Clube Sénior, um projecto dado a conhecer à comunidade neste mês de Novembro.

De forma a promover também o sentimento de pertença a uma associação ou clube ou ainda de criar uma ligação entre os seniores e o comércio local, é através de um cartão que os utentes vão ter diversas vantagens nos estabelecimentos da localidade.

Foi Rui Canas, o presidente da União de Freguesias de Setúbal, quem explicou os pormenores desta acção na mais recente rubrica da rádio PopularFM -“Viva a Freguesia”. O autarca afirma que, quem se inscrever no clube, pode contar com “abatimentos na compra de produtos ou serviços junto das entidades parceiras do projecto”.

“Temos um conjunto de entidades aderentes ao clube, desde lojas, centros médicos, centros ópticos, entre outras. No total, são mais de 40 aderentes, mas a expectativa é que chegue rapidamente às cem. Os nossos parceiros proporcionam várias vantagens na prestação de serviços a estes membros”, refere Rui Canas, para sublinhar em seguida que a inscrição para a adesão a este projecto é “totalmente gratuita”.

O foco da iniciativa está sobretudo na “ligação das pessoas à comunidade local. Seja com o comércio, seja com as actividades da freguesia”. O presidente acrescenta, por isso, que o projecto se insere numa “politica mais vasta de preocupação com a área sénior”, uma vez que há “sempre várias actividades a pensar nos idosos, que representam uma parcela significativa da população local”.

Como tal, para fazerem parte do Clube Sénior da União de Freguesias de Setúbal, os interessados devem ter 60 anos ou mais, ou serem reformados ou pensionistas, e terem ainda residência na área.

A inscrição é, como o autarca referiu, gratuita, e para a efectivar pode dirigir-se a qualquer balcão de atendimento da freguesia ou centros comunitários. Os utentes recebem um cartão, com o qual podem obter descontos ou outras vantagens, assim como uma listagem das entidades parceiras neste projecto às quais se podem depois dirigir.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -