29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Club Naval Setubalense e Marinha Portuguesa distinguidos com prata no Dia da Cidade

Club Naval Setubalense e Marinha Portuguesa distinguidos com prata no Dia da Cidade

Club Naval Setubalense e Marinha Portuguesa distinguidos com prata no Dia da Cidade

Registo histórico do Club Naval

Durante a cerimónia de entrega das Medalhas Honoríficas são homenageadas dezenas de personalidades públicas, associações e empresas

 

Este ano a Câmara de Setúbal distingue o Clube Naval Setubalense e a Marinha Portuguesa, com a Medalha Honorífica de Prata, a 15 de Setembro, data comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade. Quanto às tradicionais Medalhas de Honra da Cidade são entregues a uma lista de 105 personalidades, associações e empresas, que se destacaram nas classes Actividades Culturais, Desporto, Associativismo e Sindicalismo, Paz e Liberdade, Comércio, Indústria, Ciência e Tecnologia e Turismo.

- PUB -

Nas Actividades Culturais são distinguidos os actores Paulo Martins, Idalina Veríssimo e Sara Prata; o cineasta Lauro António; o street artist Ivo Santos, conhecido como Smile; a presidente da Associação de Dança Contemporânea de Setúbal, Iolanda Rodrigues; e os fadistas Carlos Zacarias, Deolinda de Jesus, Piedade Fernandes e Carla Lança. Assim como o cantor Clemente; o músico Manuel Zorro; o escritor Ruy Ventura; a criativa Isabel Castan e a Galeria Ratton.

No Desporto, os homenageados são a Associação Portuguesa de Treino de Vela, Herculano Oliveira, Fernando Ferreira e Adelaide Botelho.

Na classe Associativismo e Sindicalismo é homenageado, a título póstumo, o médico e dirigente associativo Júlio Adrião. Esta distinção também chega à Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão; Garrrbage; União Cultural Desportiva e Recreativa Praiense e União Desportiva e Recreativa das Pontes.

- PUB -

Nesta categoria são igualmente distinguidos Rui Peixoto, da Perpétua Azeitonense; Rogério Silva, da Associação de Moradores Grito do Povo; Carlos Ribeiro da Silva, da Andegerações; Daniel Ferreira, da Setúbal Pesca; José Salazar, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; António Martins, da Capricho Setubalense; e aos dirigentes do Conservatório Regional e das Universidades Seniores de Setúbal e de Azeitão, Luís Fernandes, Arlindo Mota e Ana do Vale.
Um leque de homenageados que também inclui José Luís Bucho, coordenador da Protecção Civil Municipal; Elísio Oliveira, comandante operacional distrital; a Unidade Militar de Emergência e a Associação Espanhola de Luta Contra o Fogo; Bernardo Ramos, da Associação Cultural Sebastião da Gama; Joaquim Cláudio, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube; António Lourenço, fundador do Alto da Guerra Sport Clube; e Carolina Saramago, co-fundadora do movimento Feel4Planet.

Na classe Paz e Liberdade é distinguido D. José Ornelas, bispo de Setúbal; José Gusmão, pároco emérito de São Paulo; Luís Ferreira, pároco de São Paulo; Acílio Fernandes, director da Casa do Gaiato de Setúbal; e José Lobato, vigário-geral da Diocese. E, a título póstumo, o humanista padre Manuel Vieira.

Também são distinguidos Reinaldo Tomásio; Justino Marques; Ricardo Santos; Luís Custódio; Rui Pereira; Eusébio Candeias; Luís Fuzeta da Ponte; Maria Teresa Oliveira; Bento Passinhas e Jerónimo Claudino Matias. A histórica militante do PCP, Sílvia Maldonado e, a título póstumo, Ralfo Formiga, antigo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça.

- PUB -

Na classe Comércio são distinguidos João Raposo, Eurípedes Ferreira, Alberto Pereira, Marília Sousa, António Resende, Cecília Lourenço, Horácio Cipriano e Carlos Mendonça, as pastelarias Capri, Abrantes e Bambu, a Adega dos Garrafões e os restaurantes O Ramila e Tasca do Galo, a Ourivesaria Pedroso e o Salão Bocage.

Na indústria local é homenageado João Canhoto, da Bacalhôa Vinhos; Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas; Lídia Sequeira, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra; e Ana Paula Morais, directora-geral das Águas do Sado. A autarquia também confirma a distinção das empresas Joaquim de Sousa Brito, Bacalhôa Vinhos, Coca-Cola European Partners, Carmona e Gonvarri – Produtor Siderúrgicos.

Na Ciência e Tecnologia o mérito é entregue ao director operacional da Fundação Champalimaud, António Chumbinho; ao director do Serviço de Infecciologia do Centro Hospitalar de Setúbal, José Poças; à antiga directora executiva do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, Bárbara de Carvalho; e ao director-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça.

Uma lista que também inclui o comandante da Escola de Fuzileiros, Joel Santos Formiga; o ex-capitão do Porto de Setúbal, Luís Nicholson Lavrador; a empresária Ming Chu Hsu; e o director clínico da equipa de Apoio Domiciliário Integrado em Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, Jorge Lopes de luís. Esta medalha honorífica também é entregue à farmacêutica Sália Tiago; aos directores dos agrupamentos de escolas de Azeitão, Luísa Todi e Sebastião da Gama. Assim como a Fernanda Oliveira e ao Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil, da Universidade Nova.

Na classe Turismo é distinguida a empresária Paula Marranita, da Viagens Marranita e Vítor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -