Círio fluvial como ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Círio fluvial como ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Círio fluvial como ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Celebrações religiosas incluem pela primeira vez um tributo à padroeira na Doca dos Pescadores

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia estão de regresso em Agosto para celebrar uma das mais antigas tradições religiosas e culturais da região, mantendo o emblemático círio fluvial que liga Setúbal a Tróia e que reúne milhares de pessoas. Este ano, a organização introduz uma novidade no certame que dura entre 7 e 11 de Agosto, com uma noite de homenagem à padroeira, no primeiro dia, na Doca dos Pescadores.

- PUB -

As tradicionais festas, promovida pela Comissão de Festas em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a União das Freguesias de Setúbal e as juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado, pretendem enaltecer a forte ligação da cidade à devoção popular. O programa especial, que antecede as celebrações principais, decorre entre as 18h00 e a meia-noite e inclui mostra de saberes e sabores locais, exposição de fotografias antigas das festas e animação musical. O conjunto “Os Amigos do Xico da Cana” atua às 19h00, seguindo-se recitação do terço e um espetáculo de fado. A imagem da padroeira ficará no recinto até ao final da noite.

As celebrações em Tróia começam a nove de Agosto às 08h00. Durante a tarde, às 15h00, realiza-se uma missa na Igreja de S. Sebastião em homenagem aos marítimos falecidos, seguida, às 15h45, pela procissão fluvial até Tróia, acompanhada pelas bandas filarmónicas Capricho Setubalense e Charanga. À noite, a praia recebe a tradicional procissão de velas e baile ao embalo da voz de João Carlos.

No dia 10, as celebrações incluem missa com procissão pela praia às 10h30, divertimentos e concurso de barcos engalanados durante toda a tarde, terminando com um baile animado por André Patrão com início às 22h seguido por um espetáculo de fogo de artifício a encerrar há meia-noite.

- PUB -

Já o último dia, 11 de Agosto, começa novamente com uma missa, esta sendo às 10h, posteriormente poderá contar com animação na praia e a entrega de prémios até ao final da manhã. Tudo culminará, às 16h30, com o aguardado círio fluvial de regresso a Setúbal, momento que tradicionalmente reúne bastantes fiéis e visitantes na frente ribeirinha para receber a imagem da padroeira.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não