Prémio atribuído pela associação ambientalista Quercus reconhece “excelência da água” com base em análises feitas em laboratório
Todas as praias do concelho de Setúbal, classificadas como zonas balneares, foram distinguidas com o galardão ‘Qualidade de Ouro’ de 2025. Desta forma, as praias da Figueirinha, Galapos, Galapinhos, Portinho da Arrábida e, pela primeira vez, de Albarquel, viram ser reconhecidas a excelência da água.
Esta classificação foi atribuída pela associação ambientalista Quercus, que atribuiu este ano 424 zonas balneares portuguesas, mais quatro do que em 2024. O prémio distingue a qualidade da água balnear com base exclusivamente nas análises efectuadas nos laboratórios das administrações regionais hidrográficas.
A praia de Albarquel, após ter sido distinguida pela primeira vez com a Bandeira Azul, na sequência dos “investimentos qualificadores” feitos pela Câmara Municipal de Setúbal nas zonas balneares, junta-se desta forma às quatro praias do concelho que, ano após ano, têm obtido esta distinção.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que este galardão impõe um conjunto de critérios, como “as zonas balneares terem recebido a nota de Excelente na avaliação da qualidade da água nas cinco épocas anteriores à última, neste caso de 2019 a 2023”.
Este reconhecimento de ‘Qualidade de Ouro’ obriga ainda a que todas as análises à água realizadas na última época balnear, neste caso em 2024, apresentem “resultados melhores em relação a alguns índices específicos, designadamente bacterianos, definidos na directiva europeia 2006/7/CE relativa à gestão das águas balneares”.
Já o terceiro critério para atribuição da distinção, esclarece o município, determina que as praias não tenham registado, na última época balnear, “qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento ou proibição de prática balnear ou interdição temporária da praia”.