Território setubalense convidado a fazer parte a iniciativa juntamente com Lódz, na Polónia, e Pízek, na República-Checa
A cidade de Setúbal foi convidada a participar no projecto piloto das Cidades do Pacto Europeu para o Clima.
A iniciativa pretende trabalhar questões relacionadas com as alterações climáticas, contando igualmente com a presença das cidades de Lódz, na Polónia, e Pízek, na República-Checa.
As três cidades vão trabalhar em workshops dedicados às alterações climáticas, no âmbito do Pacto Europeu para o Clima. Também serão realizadas sessões, que têm como principal objectivo identificar soluções para as áreas da mobilidade sustentável, transição energética e alimentação e consumo.
A acção tem como objectivo descobrir de que forma os cidadãos, das diferentes cidades, consideram mais urgente trabalhar no contexto do Pacto Europeu para o Clima e do Pacto Ecológico Europeu.
Pactos criados pela Comissão Europeia em 2019 e 2020
O Pacto Europeu para o Clima foi lançado pela Comissão Europeia em Dezembro de 2020, tendo surgido no contexto do Pacto Ecológico Europeu. O acordo formou-se com a perspectiva de ampliar a partilha de informações, o debate e a acção sobre a crise climática.
Este pacto pretende informar e promover a cooperação entre pessoas e autoridades nacionais, regionais ou locais, empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, grupos de consumidores, entidades de investigação e inovação ou cidadãos.
Quanto ao Pacto Ecológico Europeu, foi também lançado pela Comissão Europeia, mas em 2019. O intuito deste acordo foi para tornar a União Europeia líder em todas as frentes do processo de aceleração da acção climática e ambiental.