Cidade Desportiva vai nascer em Setúbal após cedência de terrenos pelo BCP

Cidade Desportiva vai nascer em Setúbal após cedência de terrenos pelo BCP

Cidade Desportiva vai nascer em Setúbal após cedência de terrenos pelo BCP

Autarquia quer aumentar capacidade de captação de residentes e atividades económicas qualificadas

A Cidade Desportiva em Setúbal está prestes a tornar-se uma realidade, sendo esta criada junto do Complexo Municipal de Atletismo, na zona do Vale da Rosa. Este projeto é possível depois do BCP – Banco Comercial Português, S.A. ter cedido ao município setubalense 17,5 hectares de terrenos naquele local.

- PUB -

A decisão tornou-se definitiva depois da assinatura do protocolo pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e pelos responsáveis da direção de crédito especializado e imobiliário e da área de ativos imobiliários do BCP, Pedro Vilas Boas e José Vaz, respetivamente. A assinatura do acordo que regula o processo de cedência das parcelas, aprovado por unanimidade na reunião pública de 3 de setembro, foi assinado em 16 de setembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para o autarca setubalense, com este protocolo o pretendido é “aumentar a capacidade de captação de residentes e atividades económicas qualificadas que possam substituir zonas industriais obsoletas”. Numa publicação nas redes sociais, André Martins reforça que é com “iniciativas como” esta que o município continua a dar o “contributo para uma cidade melhor, mais amiga do ambiente e onde dá mais gosto viver”.

Em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, a autarquia sadina explica que com este acordo, o BCP cede ao município 17,5 hectares de terreno no Vale da Rosa, onde já está instalado o Complexo Municipal de Atletismo, para que ali seja edificada a cidade desportiva do concelho, consolidando “uma centralidade com uma capacidade de polarização regional, prevista no novo PDM – Plano Diretor Municipal, designadamente na Sub-Unidade Operativa de Planeamento e Gestão 16.24 – Cidade Desportiva”.

- PUB -

Este protocolo é destinado a regular a cedência antecipada de terrenos ao município de Setúbal para que aí sejam construídos “novos equipamentos desportivos que complementem a oferta já existente no local”, esclarece o município. A cedência definitiva ocorrerá no âmbito “de uma operação urbanística a aprovar para o local que concretize o modelo de ocupação e usos definido no novo PDM”.

É também referido na proposta aprovada que este protocolo tem, assim, como objetivo fundamental “concretizar a política de ordenamento do território e de urbanismo do Município, plasmada nos instrumentos de gestão territoriais aplicáveis, mormente o novo PDM, promovendo, desta forma, mais desporto e mais habitação no concelho”.

No preâmbulo do protocolo é também indicado que “a zona do Vale da Rosa posiciona-se como uma área de referência para o desenvolvimento de um projeto capaz de gerar sinergias entre o desporto e a habitação”, para a prossecução da estratégia de promoção da atividade desportiva no concelho, reforçada em 2016 quando Setúbal foi a Cidade Europeia do Desporto, e da Estratégia Local de Habitação de Setúbal 2020-2030 (ELH).

- PUB -

Lê-se ainda no documento assinado pelas duas entidades que estes aspetos “afiguram-se determinantes para o aumento da capacidade de captação de residentes e atividades económicas qualificadas, em substituição da manutenção de zonas industriais obsoletas. Nesse sentido, o presente protocolo contém soluções concretas para o desenvolvimento do local, em conformidade com as diretrizes acima expendidas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não