Empreitada destina-se a dotar o equipamento de maior segurança após a tempestade Kristin
O Centro Náutico Municipal de Setúbal, localizado nas antigas instalações dos estaleiros Sadonaval, começa a ser parcialmente demolido a 2 de novembro, com o objetivo de ser construído, brevemente, o Centro de Mar de Setúbal.
A obra que se destina a dotar o equipamento de maior qualidade e segurança, realiza-se após a deteção de problemas estruturais severos numa perícia realizada em janeiro pela Proteção Civil, devido à tempestade Kristin, de que resultou a interdição de utilização desta área do edifício.
Com o valor de 115.540 euros, incluindo a taxa de IVA, a intervenção no antigo edifício Sadonaval, localizado na Avenida José Mourinho, inclui a remoção e demolição de todos os elementos estruturais da parcela virada a poente, confinante com o Parque Urbano de Albarquel, que se encontra em estado avançado de degradação e interditada, por constituir um risco para a segurança pública.
A parcela nascente do edifício, confinante com a Praia da Saúde, não é incluída nesta intervenção, uma vez que apresenta capacidade estrutural para continuar a assegurar o apoio ao desenvolvimento de atividades náuticas.
Em nota de Imprensa, a Câmara e Setúbal explica que “previamente, serão retiradas caixilharias e envidraçados, serralharias, revestimentos cerâmicos, sanitários, redes de águas e esgotos e instalação elétrica, a que se segue a remoção da cobertura, com o tratamento adequado à existência de amianto, e, por fim, a demolição de vigas, vigotas, paredes e pilares”.
A empreitada implica a interdição total do acesso de peões e automóveis ao Parque Urbano de Albarquel pela Avenida José Mourinho até ao dia 20.
Devido à presença no local de maquinaria pesada e camiões de grande tonelagem, a interdição deste acesso ao Parque Urbano de Albarquel é indispensável para garantir a segurança de pessoas e bens.
Apesar de a circulação automóvel não ser possível, os peões continuam a ter acesso a este espaço público de lazer da zona ribeirinha pela entrada superior, utilizando um portão localizado na estrada de acesso às praias, a N10-4.
A Câmara Municipal optou por iniciar a intervenção, realizada através de uma empreitada adjudicada à empresa Detalhes de Outrora, Unipessoal, Lda., após a época balnear, para que as obras não perturbassem o lazer da população naquela zona ribeirinha da cidade durante os meses de verão.