26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Centro de Saúde de Azeitão está pronto e aguarda médicos para abrir

Centro de Saúde de Azeitão está pronto e aguarda médicos para abrir

Centro de Saúde de Azeitão está pronto e aguarda médicos para abrir

||

Construção da nova unidade de saúde começou há mais de dois anos e teve um custo de cerca de três milhões de euros

 

Após mais de dois anos de espera e com um investimento de cerca de três milhões de euros, chegou o novo Centro de Saúde de Azeitão. As chaves do edifício foram entregues ontem ao presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que as vai entregar à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Desta forma foi assinalada a conclusão de um equipamento tão desejado pela população sadina, que começou a ser construído em Agosto de 2021.

- PUB -

O custo final desta obra, cujo arranque foi garantido pela autarquia sadina, cifrou-se em cerca de três milhões de euros, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado pela autarquia com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT).

Para a construção desta nova unidade de saúde a Câmara Municipal cedeu o terreno e investiu mais 700 mil euros, para assegurar serviços como a fiscalização da obra e a instalação de várias infra-estruturas, assim como a “valorização dos espaços exteriores e das vias da zona envolvente” da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, além de ter assegurado, “com os seus recursos humanos e técnicos”, toda a gestão da obra.

Este equipamento conta com uma “área bruta de construção de 1580 metros quadrados”, tem dois pisos, sendo o térreo “ocupado por duas alas individuais, para atendimento, cada uma com 17 gabinetes médicos, e um pátio”, enquanto o superior “destina-se a serviços e zonas técnicas”.

- PUB -

A autarquia explica, em nota de Imprensa, que “além dos gabinetes médicos e salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral”, a Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com “duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11.400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados”.

O edifício está situado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, numa parcela de terreno do domínio público camarário, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão.

 

- PUB -

André Martins espera que unidade funcione o “mais rapidamente possível”

O autarca sadino, acompanhado pelo vereador da Saúde, Pedro Pina, e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, adiantou que agora a Câmara vai entregar as chaves à ARS-LVT, que vai gerir o equipamento, na “expectativa de que a unidade comece a funcionar o mais rapidamente possível”.

O edil setubalense sublinhou que a autarquia fez um esforço na construção da infra-estrutura para ser dada “resposta às expectativas já longas das populações” da freguesia.

Apesar da alegria no momento da recepção das chaves do equipamento, André Martins sublinhou que a parceria da autarquia com o Governo pretendeu “criar as melhores condições para as populações de Azeitão terem acesso a cuidados de saúde, que até agora não têm tido com a dignidade” necessária.

Já Sónia Paulo considerou o dia “marcante para os azeitonenses”, porque esperam “há muitos anos” por uma unidade de saúde “que preste um serviço com a qualidade que merecem, num espaço que seja digno de os receber e que, em termos humanos e técnicos, cumpra todas as necessidades”, enaltecendo ainda assim que a inauguração do equipamento e da sua entrada em funcionamento será ainda “mais importante”.

Novas paragens de autocarro para facilitar acesso

Durante esta cerimónia a presidente da Junta de Freguesia adiantou também que a autarquia setubalense vai iniciar a construção de uma “rotunda galgável” na intersecção das ruas Dr. Francisco Gonçalves de Oliveira e José da Silva Xavier, entre os campos de padel e o Azeitão Bacalhôa Parque, dotada de duas paragens com abrigos para passageiros dos autocarros da linha circular de Azeitão, por forma a “servir a nova Unidade de Saúde Familiar”.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão explicou que esta carreira circular passa, desta forma, a dar resposta a “quem pretenda aceder ao novo equipamento de autocarro”, algo que não é possível no centro de saúde existente, pelo que Sónia Paulo considerou que estas alterações são “uma melhoria nas acessibilidades para os azeitonenses”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -