Iniciativa dos SMS com objectivo de partilhar aprendizagens sobre a “importância fundamental” dos recursos hídricos
Centenas de crianças passaram pelo Parque do Bonfim onde, num “ambiente descontraído” onde os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) promoveram horas de diversão com o objectivo pedagógico que todos aprendessem, através da brincadeira, sobre a “importância fundamental dos recursos hídricos”.
“Vamos poupar água”, “Devemos fechar a água para lavar os dentes”, “Não devemos encher a banheira com água” e “Devemos abrir a torneira para encher o copo de água e depois fechar a torneira” foram algumas das “mensagens inspiradoras” deixadas pelos mais pequenos que participaram nesta iniciativa.
De acordo com os SMS, entre “correrias, mexer na terra, perguntas curiosas, folhear os muitos livros disponíveis sobre o tema, beber água aromatizada preparada com Água 100% Setúbal”, todos tiveram oportunidade de ficar a saber mais sobre a água e a necessidade da sua preservação, reforçando que os participantes aceitaram “o compromisso” com os SMS de “repensar a utilização que fazem da água quando regressassem a casa”.
Em parceria com a associação K-Evolution, houve também espaço para uma exposição fotográfica sobre o Património da Água de Setúbal e do Estuário do Sado, mostra de produtos feitos com baixa pegada hídrica, exibição de filmes, simulação de modelos de retenção de água e jogos para aprender mais sobre como reduzir o consumo de água.
“Cada gota conta para salvar o nosso planeta” foi o mote das diversas iniciativas que invadiram o grande jardim central de Setúbal. “Seja a água que sai da torneira, as águas da chuva ou a água dos rios e oceanos, o essencial é que as futuras gerações de cidadãos estejam sensibilizadas para proteger a água disponível, já tão escassa actualmente. O acesso à água potável é um direito humano fundamental, reconhecido pela Organização das Nações Unidas, essencial para a saúde e qualidade de vida”, explicam os SMS.