23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
CDU e Bloco de Esquerda com listas ‘fechadas’ para círculo eleitoral de Setúbal

CDU e Bloco de Esquerda com listas ‘fechadas’ para círculo eleitoral de Setúbal

CDU e Bloco de Esquerda com listas ‘fechadas’ para círculo eleitoral de Setúbal

Paula Santos, pelos comunistas, e Joana Mortágua, nos bloquistas, encabeçam lista de candidatos para eleições legislativas

 

Com o aproximar das eleições legislativas, marcadas para 10 de Março, alguns partidos começam a fechar as listas de candidatos ao círculo eleitoral de Setúbal, como é o caso da CDU e do Bloco de Esquerda (BE).

- PUB -

O PCP revelou quem são os primeiros oito nomes da lista da CDU pelo círculo do distrito de Setúbal. Depois de Paula Santos, que já tinha sido apresentada como cabeça-de-lista pelo distrito, seguem-se Bruno Dias, também já número dois nas eleições anteriores, e os antigos deputados Heloísa Apolónia, que foi parlamentar pelo Partido Ecologista os Verdes (PEV), e Miguel Tiago, geólogo, de 44 anos, que passou pela Assembleia da República da X à XIII legislaturas e que já foi, também, membro das assembleias municipais de Setúbal e de Lisboa e vereador em Lisboa.

Em quinto lugar surge Ana Isabel Mendes, de 47 anos, técnica superior da administração local, que trabalha na Câmara de Alcácer do Sal, em sexto, Vasco Cardoso, 46 anos, membro da comissão política e do comité central do PCP, que foi deputado municipal na Covilhã, e, no sétimo posto, Ricardo Teixeira, 36 anos, analista financeiro que é vereador na Câmara do Barreiro e membro da direcção da Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense ‘Os Penicheiros’.

A candidata em oitavo lugar é Helena Azinheira, de 56 anos, bioquímica, vereadora na Câmara de Almada, presidente da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense e dirigente tanto da concelhia de Almada como da Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS).

- PUB -

Nas anteriores legislativas, a CDU elegeu dois deputados dos 18 que o círculo de Setúbal elege. Devido ao aumento do número de eleitores, é previsível que o distrito venha a ter um total de 19 mandatos nas próximas legislativas.

BE aposta em jovens e “candidatos com experiência”

Na liderança de lista do BE está Joana Mortágua, de 37 anos, deputada eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal. Foi eleita deputada pela primeira vez em 2015 e vereadora na Câmara Municipal de Almada em 2017 e 2021, sendo actualmente membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do BE e dirigente da Comissão Coordenadora Distrital de Setúbal.

- PUB -

Esta lista tem como mandatária Mariana Aiveca, fundadora e dirigente do BE, considerada pelo partido como uma “activista laboral reconhecida no distrito” e dirigente sindical da função pública e da CGTP. Foi deputada à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal entre 2005 e 2015 e em 2013 encabeçou a lista à Câmara de Municipal de Setúbal pelo BE.

Dos primeiros cinco candidatos fazem parte ainda, Daniel Bernardino, de 52 anos, natural do concelho do Barreiro; Diana Santos, de 38 anos; Karim Quintino, de 33 anos, e Tânia Ramos, de 35 anos.

No entender do BE, esta lista “aposta em jovens e em candidatos com experiência e provas dadas na defesa dos direitos e melhores condições de vida e de trabalho”, nos sectores “mais importantes das diversas actividades sociais e económicas que caracterizam o distrito”.

CDU e BE não dão as listas ainda como fechadas, mas tendo em conta que estes partidos nas últimas eleições legislativas elegeram, respectivamente, dois deputados e uma deputada, os nomes que puderem vir a ser acrescentados às listas serão em lugares não elegíveis.

Com Francisco Alves Rito

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -