CDU aposta em Mónica Martins, Luís Custódio, Marlene Caetano, Luís Matos e Fátima Silveirinha para as freguesias

CDU aposta em Mónica Martins, Luís Custódio, Marlene Caetano, Luís Matos e Fátima Silveirinha para as freguesias

CDU aposta em Mónica Martins, Luís Custódio, Marlene Caetano, Luís Matos e Fátima Silveirinha para as freguesias

Coligação apresenta ainda o nome de João Pires para a presidência da assembleia municipal. Apresentação pública decorre no sábado

Mónica Martins à Junta de Freguesia de Azeitão, Luís Custódio à Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Marlene Caetano para a Junta de Freguesia do Sado, Luís Matos à Junta de Freguesia de S. Sebastião e Fátima Silveirinha para a União de Freguesias de Setúbal. São estes os cinco nomes apresentados pela CDU para a presidência das juntas de freguesia de Setúbal.

- PUB -

A coligação tornou públicos os candidatos, esta quinta-feira, num comunicado onde consta também o nome de João Pires, apontado à presidência da Assembleia Municipal de Setúbal. Assim, fazem quatro novas apostas a juntar aos nomes que tinham sido apresentados no último sufrágio, que aconteceu em 2021.

Uma das novidades é Mónica Martins para uma autarquia que é, neste momento, presidida por Sónia Paulo. A técnica superior de comunicação foi eleita pela CDU na Junta de Freguesia de S. Lourenço em 1997 e já desempenhou funções de secretária no executivo, nesta freguesia entre 2005 e 2009.

A CDU volta a candidatar Luís Custódio a Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, onde é agora presidente, cargo que já tinha ocupado entre 1997 e 2013. O membro da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP tem uma “profunda ligação ao movimento associativo da freguesia” ocupando os corpos sociais do Clube Desportivo e Recreativo de Gâmbia e  da Associação de Solidariedade Social de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, como explicam em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE.

- PUB -

Marlene Caetano volta a ser a aposta para liderar a Junta de Freguesia do Sado, cargo que ocupa desde 2021. Antes tinha desempenhado funções de tesoureira naquela autarquia, onde é eleita desde 2009. É membro da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.

Outra novidade como primeiro nome da lista é Luís Matos para presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião. Está desde 2023 à frente dos comandos daquela autarquia – tendo substituído Nuno Costa que é agora número dois da lista à câmara municipal – mas é eleito desde 2017. Desempenhou funções de secretário do executivo, desde 2019.

Fátima Silveirinha, actual presidente da União de Freguesias de Setúbal, é também uma nova aposta no primeiro lugar da lista. A membro da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP assumiu, em Janeiro de 2025, as rédeas da freguesia após a saída de Rui Canas que renunciou ao mandato para uma “reorganização profissional”. Foi eleita pela primeira vez em 2001, na freguesia de Santa Maria da Graça, e foi secretária do executivo da freguesia desde 2013.

- PUB -

Já como candidato à presidência da Assembleia Municipal de Setúbal surge o nome de João Pires, actual presidente da Assembleia de Freguesia de S. Sebastião – cargo que ocupa desde 2017. É director da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), desde 2022, e presidente da Associação de Reflexão e Intervenção Educativa na Política das ESE (ARIPESE), desde Janeiro deste ano.

Para sábado está marcada a apresentação dos candidatos numa iniciativa pública que vai começar pelas 15h30 na Praça do Bocage. Nesta espera-se a presença da membro da Comissão Executiva do PEV, Heloísa Apolónia, e o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -