19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Cavala vai ser preparada de várias formas e feitios em nova semana gastronómica

Cavala vai ser preparada de várias formas e feitios em nova semana gastronómica

Cavala vai ser preparada de várias formas e feitios em nova semana gastronómica

Programa da iniciativa dinamizada no âmbito da “Setúbal Terra de Peixe” inclui degustação comentada e actividade pedagógica

 

Está a chegar mais uma semana gastronómica à cidade de Setúbal. De 19 a 28 de Maio, é a vez da cavala ser preparada de várias formas e feitios nos 32 restaurantes que aderiram à iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

Do tradicional às confecções mais elaboradas, este pescado tradicional da costa sadina estará no centro das atenções na Semana da Cavala 2023, cujo programa inclui “uma degustação comentada e uma actividade pedagógica”, explica a autarquia em comunicado.

Na iniciativa, dinamizada no âmbito do projecto de promoção turística e de produtos regionais “Setúbal Terra de Peixe”, os estabelecimentos de restauração vão incluir nas ementas pratos “especialmente centrados na cavala”.

No caso de A Casa do Peixe, o restaurante “sugere cavalinha ao vapor e cavala de bacalhau”, enquanto o Decor & Salteado propõe timbale de cavala e o Omotenashi vai preparar durante esta semana tártaro e sashimi de cavala.

- PUB -

Em simultâneo, o programa da Semana da Cavala “desenvolve “Encontros Prováveis”, com visita guiada à sede do Clube Recreativo Palhavã, seguida de degustação comentada pela chef Isabel Fonseca, da Docapesca”.

A actividade está marcada para o próximo sábado, dia 20 de Maio, pelas 18 horas, sendo que, apesar de gratuita, a participação requer inscrição prévia até quinta-feira, “através da ligação https://tinyurl.com/encontrosprovaveiscavala”. Apenas é permitida a participação de maiores de dez anos.

Já para o dia 27 está agendada uma oficina pedagógica centrada na vida da cavala, a acontecer na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal pelas 17 horas. Os interessados podem igualmente participar de forma gratuita, apesar de ser necessária “inscrição até 25 de Maio no endereço https://tinyurl.com/princesacavala”.

- PUB -

“A oficina, destinada a maiores de três anos, dá a conhecer mais pormenores sobre a alimentação e o habitat do peixe”. A Semana da Cavala 2023 é organizada “com os apoios da Docapesca, do Turismo de Portugal, do Clube Recreativo Palhavã e da Quinta de Alcube”.

Semana da Cavala 32 restaurantes aderentes

São 32 os restaurantes que aderiram à Semana da Cavala, entre os quais se encontra o 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, a Adega do Zé, a Alface Filha, o Cais 56, o Calhabem, a Casa de Pasto o Orlando, a Casa Morena e o Charroco.

Na edição deste ano da iniciativa organizada pela Câmara de Setúbal vão ainda participar os restaurantes Decor & Salteado, Estrela do Sado, Flórida, Ivomar, Novo Capote, O Bote, o Convés, o Douradinho, o Pescador II e o Ramila.

A lista fica completa com os espaços Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Rebarca, Restaurante O Sonho, Restaurante Rio Azul, Restaurante O Velho Lídia, Restaurante Xtoria, Restinguinha, Solar do Marquês e Tasca Kefish.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -