Associação conseguiu, no ano passado, oferecer 20 mil refeições. Donativos, participação no Tacho Solidário ou entrega de alimentos são formas de ajudar
A associação Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) Setúbal lançou este ano a 6.ª edição da campanha solidária “Vamos dar um Natal mais quente a quem mais precisa”, com o objetivo de angariar fundos para fornecer uma refeição aos mais vulneráveis.
Através de uma doação no valor de três euros a associação em questão poderá oferecer uma refeição quente a pessoas em situação de sem-abrigo e às famílias carenciadas do concelho de Setúbal. O projeto não é novo, e tem lançado edições todos os anos, e desde o início já foi possível entregar mais de 20 mil refeições a pessoas nestas condições.
Este ano a ação, que está a ser promovida desde o início do mês de dezembro, já conseguiu angariar verbas suficientes para fornecer 1500 refeições. Ainda assim, e segundo o organizador da iniciativa, Mário Paixão, a ajuda de todos é necessária e muito bem-vinda.
“Esta campanha já é uma tradição solidária em Setúbal. Todos os anos sentimos que a comunidade se une em torno desta causa e nos ajuda a chegar mais longe. As mais de 20 mil refeições distribuídas mostram o impacto real que estes gestos têm na vida de muitas pessoas”, refere o CASA em informação enviada a O SETUBALENSE.
Os donativos podem ser feitos através de transferência bancária para o IBAN PT50 0036 0344 9910 0008 5904 2 ou transferência por MBWay com o número telefónico 926 619 826.
Há também a possibilidade de doar bens alimentares e de higiene pessoal. A recolha decorre nas instalações da secção de Ginástica do Vitória Futebol Clube – na Rua de Ladislau Parreira, n.º 22, no Bairro da Fonte Nova – até à próxima sexta-feira (dia 19).
O CASA Setúbal é uma delegação do Centro de Apoio ao Sem Abrigo, uma associação sem fins lucrativos que tem como missão apoiar pessoas em situação de sem-abrigo e famílias em risco, através da distribuição de refeições, roupa, bens essenciais, acompanhamento social e ações de reintegração.
A participação nesta iniciativa concede também a oportunidade de as pessoas participarem no projeto “Vamos fazer o maior postal de Natal de Setúbal”. Assim, basta os interessados enviarem uma foto de Natal em família para ser integrada “simbolicamente” no postal da iniciativa que tem como objetivo reforçar “a ideia de proximidade, partilha e comunhão típica desta época festiva”.
A dinâmica decorre num grupo criado na rede social Facebook, e que dá pelo nome do deste mesmo projeto. Este conta já com cerca de três mil participantes com pessoas não só do concelho de Setúbal como também de outros pontos do País e do Mundo.
Em simultâneo está a decorrer o “Postal de Natal do Vitória”, onde os organizadores convidam adeptos, dirigentes e atletas do clube a serem fotografados com o emblema ao peito para dar cor ao postal natalício.
As iniciativas têm sido apoiadas pela Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal.
O SETUBALENSE transmite o Tacho Solidário do Vitória
Esta segunda-feira o Vitória FC vai até às instalações do CASA Setúbal para contribuir com refeições para quem mais precisa. A partir das 18h30 o clube vai estar a fazer um “tacho solidário”, iniciativa onde qualquer pessoa, instituição ou empresa se pode também inscrever.
Além da ajuda que vão dar durante a confeção das refeições a iniciativa vai ser transmitida nas redes sociais, espaço onde os interessados poderão fazer donativos que vão ser dirigidos à associação.
Esta vai ser transmitida nas páginas da rede social Facebook do emblema sadino, da CASA Setúbal, na página do DJ setubalense Pedro Monchique – que também vai estar presente na iniciativa – e na página do jornal O SETUBALENSE, que se associa e apoia esta iniciativa.
O “Tacho Solidário” é uma dinâmica onde grupos de pessoas são convidadas a confecionar uma refeição, composta por sopa e prato principal, para posteriormente ser entregue às pessoas mais necessitadas.