Espaço conta agora com centro interpretativo sobre gastronomia e vinhos, loja de produtos regionais e cafetaria com terraço
O Dia Mundial do Turismo, celebrado ontem, foi assinalado em Setúbal com a inauguração da nova Casa do Turismo da cidade, instalada no edifício do antigo Clube Militar de Oficiais, junto à Praça de Bocage. Adquirido ao Estado pela autarquia por cerca de meio milhão de euros, o novo espaço representa “mais um investimento feito pelo município no sector do turismo, actividade que não custa reconhecer e que tem gerado muitos postos de trabalho”, começa por afirmar em discurso Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal.
Depois de ter “acolhido durante séculos funções castrenses”, a requalificada construção renasce agora no coração da cidade como “pólo de promoção e de informação sobre Setúbal”. “Em horário alargado, nos meses de maior procura, a Casa do Turismo contará, além do atendimento turístico, com um centro interpretativo sobre gastronomia e vinhos, uma loja de produtos regionais e cafetaria com terraço”, refere Maria das Dores Meira.
No momento da reabertura da “antiga Casa do Corpo da Guarda”, estiveram no local dezenas de pessoas, que marcaram presença para ficar a conhecer os trabalhos de requalificação efectuados. “Vizinho do edifício dos Paços do Concelho, e com ele exteriormente se assimilando, foi esta a edificação que, em tempos, se destinou ao alojamento do regimento militar local. Foi mandada construir por volta de 1650, por João Nunes da Cunha, então governador das Armas da Comarca de Setúbal”, dá a conhecer a presidente da autarquia.
Depois de ter resistido a diversos momentos históricos, incluindo “ao sismo de 1755”, o imóvel assistiu ao “recrutamento militar da cidade até 1993 e passou a ser, em 1997, a sede do Clube Militar dos Oficiais de Setúbal, que continuará a ter nesta ‘velha casa’ espaço para desenvolver as suas actividades”, conclui.