Comemorações arrancam esta sexta-feira, com concerto gratuito, e prolongam-se até 31 de Maio
Para celebrar o 14.º aniversário, a Casa da Baía está a preparar um programa diversificado de actividades culturais, gastronómicas e encontros, que vai começar esta sexta-feira, dia 23, e prolonga-se até ao final do mês de Maio.
Será com um concerto gratuito às 21h30, da banda MONiMO, no pátio exterior, que a Casa da Baía vai arrancar as celebrações. Para sábado, dia 24, está marcada a Mostra de Saberes e Sabores, que decorre entre as 10h00 e as 23h00, com a participação de produtores regionais e de países convidados.
Durante a manhã do segundo dia, entre as 10 e as 12 horas, o atelier pedagógico ‘Peixes de Setúbal’ conduz os participantes à descoberta das espécies mais representativas do Rio Sado, numa actividade gratuita destinada a toda a família, estando marcado, logo de seguida, um showcooking, com um custo de 3 euros por participante.
Às 16 horas o programa prossegue com a tertúlia ‘Memórias da Casa’ que partilha histórias e curiosidades sobre a vivência no edifício da Casa da Baía, desde o século XVII até à actualidade. No período da tarde está prevista animação itinerante, entre as 17 e as 19 horas, com a Companhia de Ópera da Associação Setúbal Voz, e à noite, pelas 21h30, o grupo Os Amigos do Xico da Cana protagoniza uma Noite Tradicional. Ambos os eventos terão entrada livre.
Já no domingo a Casa da Baía, às 17h30, recebe o espectáculo “Há Fado na Baía”, com as actuações de Sara Couto, Ryan Green e Franklin do Carmo, fadistas que participaram no Concurso de Fado de Setúbal.
Nestas comemorações estão ainda contempladas duas sessões técnicas para operadores turísticos e produtores locais, dia 27, às 15 horas, com o tema ‘Os desafios actuais no Turismo em Setúbal’, e no dia seguinte, à mesma hora, sobre ‘A importância dos produtos locais na promoção turística’.
Já no dia 30, às 20h30, está marcada a realização do jantar showcooking ‘Setúbal é um mundo’, um evento que proporciona “uma viagem pelos sabores que definem a identidade gastronómica local”, tendo um custo de 15 euros por pessoa.
O encerramento do programa será no dia 31, às 21h30, com o ‘Atelier de Musicais para Jovens’, protagonizado por um grupo juvenil que apresenta uma ópera, de entrada gratuita.