Colectividade encantou o júri com o tema “Bairro Santos… Pérola do Rio” e conquistou os prémios de Melhor Cenografia, Figurino e Música
O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau venceu as Marchas Populares de Setúbal, com o júri a deixar-se encantar pelo tema “Bairro Santos… Pérola do Rio”.
A colectividade, que desfilou sob o olhar atento de milhares de pessoas – que assistiram quer através da internet como no Pavilhão das Manteigadas –, arrecadou igualmente os prémios de Melhor Cenografia, Figurino e Música.
A decisão foi tomada, e tornada pública na manhã de ontem, após os desfiles apresentados no concurso realizado no sábado no equipamento municipal, numa noite marcada pela cor, música e entusiamo dos presentes.
Acompanhados da madrinha Ivone Dias, os 63 elementos da marcha do Bairro Santos Nicolau, de forma coordenada, apresentaram-se vestidos com a cor do Sado, com grandes conchas a completarem o visual.
O segundo lugar, por sua vez, foi atribuído à União Desportiva e Recreativa das Pontes, que este ano participou, munida de guitarras portuguesas, com o tema “A Rosa e o Chico, num perfeito Amor ao Fado”.
A colectividade, que desfilou com seis dezenas de elementos ao ritmo do tema cantado pela madrinha Joana Lança, levou ainda para casa a distinção de Melhor Coreografia, assim como o Prémio Desfile, entregue com base na actuação feita na apresentação ao público realizada a 25 de Junho, na Avenida Luísa Todi.
Apesar dos diversos imprevistos que marcaram a actuação, o Clube Recreativo Palhavã não se deixou abalar e conquistou o terceiro lugar do pódio. A marcha, dedicada à “Feira de Sant’Iago, um mundo de emoção, sabor e tradição!”, foi conduzida pela madrinha Inês Pereira, tema que valeu à colectividade o prémio de Melhor Letra.
Os 64 membros, numa combinação entre o vermelho e o azul, fizeram-se acompanhar de diversos acessórios alusivos às festividades sadinas. Na quarta posição ficou o Grupo Desportivo Independente, cujo desfile se centrou em Paula Costa, antiga vereadora da Câmara de Setúbal.
A madrinha, Sara Margarida, venceu o prémio de Melhor Madrinha. A intensidade das luzes diminuiu com a entrada do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” para se cantarem os parabéns. A colectividade aproveitou a apresentação para comemorar “os cem anos de vitória”, feitos no passado mês de Dezembro.
Com 65 marchantes, o grupo desportivo teve como madrinha Íris Cruz, que apresentou “Parabéns, Os 13 está em festa!”.
Além de Piedade Fernandes enquanto presidente, o júri do concurso, que não atribuiu qualquer penalização às marchas participantes, integrou também Joana Gomes (cenografias), Marina Sacramento (coreografias), José Nova (figurino), Inês Duarte (letra) e Délio Gonçalves (música).
A noite ficou igualmente marcada pela apresentação da marcha da APPACDM de Setúbal, cuja participação aconteceu extraconcurso. Os marchantes, visivelmente felizes, celebraram Setúbal enquanto terra de peixe.
Também a Madrinha das Madrinhas, Carla Lança, participou no cortejo centrado na tradição bairrista, ao cantar a Grande Marcha ‘Setúbal é um Tesouro’. O dia e local para a cerimónia de entrega de prémios serão anunciados em breve.