Responsáveis pela comunicação da candidata acusam a autarquia de estar a fazer a um “condicionamento grave da democracia”
A Câmara Municipal de Setúbal inibiu Maria das Dores Meira de realizar eventos no Fórum Municipal Luísa Todi. A afirmação é dos responsáveis pela comunicação da candidatura da ex-autarca que falam em “condicionamento grave da democracia por parte do executivo municipal”.
Em informação enviada à redacção de O SETUBALENSE explicam que foi enviado um pedido formal à autarquia setubalense, no dia 13 de Janeiro, a solicitar a disponibilidade do espaço cultural para um evento ligado à candidatura da antiga presidente do executivo. Esclarecem que a resposta só chegou a 24 de Janeiro (12 dias depois) a dar conta de que “o espaço não estaria disponível nas datas solicitadas”. Adiantam que nesse mesmo dia sugeriram uma nova data mas que a resposta só chegou a 6 de Fevereiro (14 dias depois) “com a indicação de que não havia nenhuma data disponível até ao final do ano”.
Face aos acontecimentos relatados consideram que “o comportamento da autarquia põe em causa a saudável expressão política e a tradição democrática de cedência de espaços públicos para eventos de carácter político” e, nesse sentido, consideram que “este condicionamento não pode passar despercebido à luz da verdade democrática”.
Paulo Maia, porta-voz da candidatura Dores Meira – Setúbal de Volta, salienta que não é a primeira vez que o executivo tem tido estes comportamentos e que sabiam que a sala tinha disponibilidade nas datas para a qual foi solicitada, deixando críticas à gestão autárquica.
“Os constrangimentos antidemocráticos têm sido recorrentes e não passam de uma tentativa de condicionar na secretaria o que não conseguem politicamente nas ruas. A informação que tínhamos era de que o Fórum Luísa Todi estaria disponível para os dias que solicitámos, mas o executivo deu indicação para nos dizerem que estará ocupado todos os dias até ao final do ano. Alguém acredita que, em 300 dias, não há um único que esteja livre? É uma tentativa clara de condicionamento à candidatura de Dores Meira”, lê-se no mesmo comunicado.