29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Campanha de recolha de óleos alimentares em Setúbal vai ajudar bombeiros

Campanha de recolha de óleos alimentares em Setúbal vai ajudar bombeiros

Campanha de recolha de óleos alimentares em Setúbal vai ajudar bombeiros

Iniciativa visa “ajudar o ambiente e combater o subfinanciamento crónico dos bombeiros”

 

“Reciclar Traz Futuro” é o lema de uma campanha de recolha de óleos alimentares que já está em curso no distrito de Setúbal e que visa “ajudar o ambiente e combater o subfinanciamento crónico dos bombeiros”, foi ontem anunciado.

- PUB -

Promovida pela Agência Portuguesa de Inspecção e Prevenção Ambiental (ApAmb), sediada em Setúbal, e pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), a campanha visa não só motivar as pessoas para a recolha de óleos alimentares, evitando a contaminação das águas e a destruição dos sistemas de saneamento, como também ajudar os bombeiros, que vão receber 250 euros por cada oleão recolhido.

Segundo o presidente da ApAmb, João Gonçalves, citado numa nota de imprensa divulgada hoje pela agência, “os óleos dos restaurantes e refeitórios – cerca de 30 mil toneladas – são recolhidos, mas, das 60 mil toneladas das casas das pessoas, 56 mil vão parar a esgotos, trazendo problemas graves para o ambiente”.

Para o presidente da LBP, António Nunes, trata-se de uma campanha que “visa despertar a sociedade para a questão ambiental e a solidariedade”, mas que, simultaneamente, poderá ser “uma preciosa ajuda para o subfinanciamento crónico das corporações de bombeiros”.

- PUB -

De acordo com a ApAmb, a campanha já está em marcha no distrito de Setúbal, com a colocação de oleões em várias corporações de bombeiros e em diversas Misericórdias, ao abrigo de um protocolo idêntico com a União das Misericórdias Portuguesas, mas o objectivo é que seja “alargada a todo território nacional”.

A campanha “Reciclar Traz Futuro” conta com o apoio das bandas musicais Os Anjos e Calema, bem como de personalidades do mundo do espectáculo, da televisão, do desporto e do empresariado, como Fernando Mendes, Fernando Pereira, Filipe Gonçalves, Daniel Kenedy, Madjer, Leonor Freitas e Carlos Beato, entre outros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -