Mais de quatro dezenas de voluntários associaram-se à iniciativa que reverte a favor dos bombeiros voluntários
O frio que se fazia sentir e a ameaça de chuva a qualquer momento não travou as mais de quatro dezenas de voluntários que se juntaram neste sábado no Largo do Bocage, para ajudarem na campanha solidária ‘Ardina por um Dia’, cujo valor apurado reverte para os Bombeiros Voluntários de Setúbal. Nesta ação foram angariados mais de 1200 euros, valor este que será entregue à corporação sadina.
Entre a pressa para comprar as últimas prendas de Natal na baixa setubalense ou para reabastecer a dispensa no Mercado do Livramento, a população de Setúbal arranjou quase sempre ‘tempo’ para ajudar os bombeiros através da compra do jornal O SETUBALENSE.
Neste sábado foram várias as personalidades que marcaram presença. No ramo político estiveram os vereadores eleitos pelo movimento independente Setúbal de Volta, Maria do Carmo Tiago e Paulo Maia, a vereadora socialista Ana José Carvalho, assim como o vereador do partido Chega, António Cachaço e o eleito na Assembleia Municipal de Setúbal, José Carlos Ferreira, também do Chega. Outra das pessoas presentes foi Nuno Cruz, presidente da União das Freguesias de Setúbal. Destaque ainda para a participação do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Ribeiro, que é também presidente da distrital de Setúbal do PSD.
Na vertente da música e do desporto, fizeram questão de ajudar nesta campanha o tenor João Mendonza, o DJ Pedro Monchique, e, o jovem patinador João Cruz. Também duas das antigas lendas do Vitória Futebol Clube, Paulo Catarino e Meyong Zé estiveram presentes na iniciativa. Já no ramo do movimento associativo marcou presença o Moto Clube Setúbal.
Os distintos grupos de colaboradores voluntários trilharam os principais percursos da cidade setubalense e solicitaram a compra do jornal aos moradores, aos comerciantes e aos transeuntes.
Para Sérgio Varela, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, esta foi uma iniciativa “excecional”, que permitiu um “grande contato” com a população, assim como a transmissão à mesma da “importância que é apoiar as causas solidárias”, nomeadamente os bombeiros voluntários. “Estamos presentes todos os dias para apoiar a população e acima de tudo também fazê-lo desta forma, que de alguma forma estamos a potencializar e a dinamizar a parte da cultura, porque hoje ler é importante e através do jornal O SETUBALENSE acabamos também por trabalhar nessa parte, a parte cultural que também tanta falta faz a todos nós”, referiu.
Já Maria do Carmo Tiago, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, explicou que a autarquia participa sempre em todas as iniciativas em que haja um “objetivo de ajudar”. “Pretendemos ajudar neste caso concreto os bombeiros e estamos sempre abertos a estas iniciativas e apoiamos sempre estas iniciativas”, atirou.
Também o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Ribeiro, sublinhou que esta é uma iniciativa “importante” para “demonstrar o espírito solidário que a comunicação social também pode ter”. “É importante particularmente nesta quadra natalícia, não só ter o espírito solidário, mas também ajudar os bombeiros que são muito importantes na nossa sociedade”, afirmou.