10 Agosto 2024, Sábado

- PUB -
Câmara Municipal dá início à recolha selectiva com colocação dos primeiros contentores

Câmara Municipal dá início à recolha selectiva com colocação dos primeiros contentores

Câmara Municipal dá início à recolha selectiva com colocação dos primeiros contentores

Seis dezenas de equipamentos estão a ser instalados nos bairros Afonso Costa, Monte Belo, Nova Azeda e Vale do Cobro

 

A Câmara Municipal de Setúbal deu início à recolha selectiva de resíduos urbanos biodegradáveis no concelho, com a colocação dos primeiros 61 contentores nos bairros Afonso Costa, Monte Belo (Norte e Sul), Nova Azeda e Vale do Cobro, situados na freguesia de São Sebastião.

- PUB -

Os equipamentos, a ser instalados “junto dos contentores de lixo comum, são acessíveis com cartão electrónico próprio”, esclareceu a autarquia em nota de Imprensa. Esta operação surge “no âmbito do projecto “Setúbal Composto”, que antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar, a partir de 2024, a separação e reciclagem na origem ou na recolha selectiva deste tipo de lixo”.

Os contentores acomodados nesta segunda fase ficam, assim, “disponíveis para utilização dentro de poucos meses, e abrangem cerca de onze mil munícipes, residentes naquelas quatro zonas da cidade”. De acordo com a mesma nota, “os moloks apresentam uma capacidade para armazenamento de três mil litros de lixo e possibilitam recolher as cerca de duas mil toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis que esta área residencial produz anualmente, os quais serão reaproveitados posteriormente para produzir composto e energia”.

Os cidadãos que aderirem nesta etapa inicial “recebem um contentor de 20 litros, para servir de apoio à confecção das refeições, para que a separação seja feita em casa e os resíduos depositados no contentor de orgânicos”. Até ao momento, a autarquia conta já com “cerca de dois mil inscritos”.

- PUB -

Também os “resíduos biodegradáveis produzidos em escolas, cantinas, mercados, restaurantes, pastelarias, hotéis, hospitais e cemitérios do município”, serão agora recolhidos.

Esta é a segunda de duas fases do projecto, sendo que a primeira começou em Janeiro, com a “recolha selectiva de resíduos porta-a-porta em 9 600 fogos” localizados na freguesia de Azeitão.

Também com vista à sua concretização, a autarquia “investiu em Fevereiro quase 500 mil euros na aquisição de quatro camiões, com 16 metros cúbicos de capacidade, destinados a reforçar a recolha selectiva de resíduos orgânicos no concelho”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -