Câmara de Setúbal reforça homenagens a homens do desporto e do turismo

Câmara de Setúbal reforça homenagens a homens do desporto e do turismo

Câmara de Setúbal reforça homenagens a homens do desporto e do turismo

Carlos Velez

João Carlos Pires de Deus, Carlos Velez e José Fernando integram a lista de Medalhas de Honra a atribuir em 2020, que já contava com 107 homenageados entre personalidades, associações e instituições

 

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou em reunião pública a atribuição de mais três Medalhas de Honra da Cidade a personalidades ligadas ao desporto e turismo, elevando assim para 110 o número de distinções honoríficas em 2020. A homenagem ao treinador João Carlos Pires de Deus foi aprovada por maioria e no caso dos desportistas Carlos Velez e José Fernando foram aprovadas por unanimidade.

João Carlos Pires de Deus tem uma carreira ligada ao desporto, com formação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formação de Treinador pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).

Enquanto treinador passou pelo Vitória FC, Pelezinhos, Gil Vicente e Sporting Clube de Portugal, tendo também desempenhado funções de treinador em Cabo Verde e em clubes do Médio Oriente. No Brasil esteve ao serviço do Flamengo. Venceu a Taça de Portugal, foi campeão em Angola e recentemente no Brasil.

- PUB -

Carlos Velez desenvolveu uma carreira internacional ligado ao motociclismo e kart nas décadas de 1950 e 1960.  Tendo também representado Setúbal na prática das modalidades vela, remo e voleibol, embora tenha sido nos desportos motorizados que mais se destacou.

Entre 1955 e 1972 participou em 46 provas de motociclismo e 68 de kart, 9 das quais em Angola. Sendo conhecido nessa prática como ‘o Vela’, representou o Kart Clube de Setúbal e foi duas vezes campeão nacional.

No motociclismo destacou-se pelo Sport Lisboa e Benfica, consagrando-se na Volta a Portugal em Motociclismo em 1950 e 1960.

- PUB -

Na classe Turismo a Medalha de Honra da Cidade é atribuída a José Fernando, com uma carreira ligada também ao desporto, sendo a sua formação base em Educação Física.

Em 1998 foi destacado para o município de Setúbal com o objectivo de realizar assessoria técnica na construção e gestão da Piscina Municipal de Azeitão e das Manteigadas. E mais tarde, já a desempenhar funções na Divisão do Desporto, também realizou assessoria na construção da Pista de Atletismo e Parque Urbano de Albarquel.

Em 2009, José Fernando aceitou o desafio de estruturar o turismo em Setúbal começando pela abertura da Casa da Baía e desempenho de funções como coordenador do Gabinete de Turismo. Um caminho durante o qual estabeleceu diversas parcerias que permitiram evidenciar Setúbal enquanto destino turístico.

Desde 2018 exerce funções como director-geral da Associação da Baía de Setúbal e desde 2019 é membro da direcção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -