Presidente da autarquia garante que tem alertado entidades competentes constantemente, mas que até ao momento nada mudou
A Câmara Municipal de Setúbal afirma que é “imperioso” que o Governo dê os “passos necessários” para resolver a situação da rocha de mais de mil toneladas que está em risco de cair sobre a estrada que liga a praia da Figueirinha ao Portinho da Arrábida. O presidente do município, André Martins, afirma que tem alertado as entidades competentes constantemente, mas que até ao momento tudo ficou igual, mesmo após sucessivos apelos, tanto ao Governo liderado por António Costa, como pelos dois Governos sob a liderança de Luís Montenegro.
Foi através de uma publicação nas redes sociais que o edil setubalense apontou que no momento em está quase encerrada mais uma época balnear constatou-se que as entidades competentes “não deram os passos necessários”, apesar das “constantes chamadas de atenção” feitas pela câmara municipal junto de “quem tem o poder de resolver esta situação”.
O autarca utilizou um vídeo de abril passado, publicado antes do início da época balnear de 2025, onde tinha apelado ao Governo para que resolvesse o problema, mesmo estando em gestão quando se preparavam novas eleições legislativas, para ilustrar esta nova publicação.
Na mesma publicação André Martins reforça que, entretanto, já tomou posse um novo executivo e “nada aconteceu ainda”. “É imperioso que o Governo dê os passos necessários para resolver este problema. Não podemos esperar mais”, atirou.
Em Janeiro deste ano a Secil entregou um estudo com base financeira para se poder lançar um procedimento para a resolução do problema, com isto a empresa afirmou que a decisão estaria nas mãos do Ministério do Ambiente.
Desde Fevereiro de 2023 que o túnel da Praia da Figueirinha (sentido nascente/poente), bem como o acesso a partir da Praia de Galapos (poente/nascente), estão impedidos para automobilistas e pedestres, tal como para qualquer outra atividade, devido à instabilidade de um bloco rochoso de grandes dimensões que ameaça o bem-estar de todos.
Em Abril do ano passado os técnicos da autarquia procederam à reposição de sinalização e relocalização de barreiras de proteção, para evitar que houvesse passagem por aquela zona.
Desde essa altura que, para quem circula do lado da cidade de Setúbal, o acesso está assegurado até à praia da Figueirinha, mas, em caso de necessidade, deve circular-se pela estrada superior da Serra da Arrábida, reentrando depois via Portinho da Arrábida, Praia do Creiro ou Praia de Galapos. No sentido inverso, através da Rua do Círio da Arrábida, a circulação está encerrada a partir da Praia de Galapos, sendo que, neste caso, a alternativa a quem pretenda prosseguir é usar igualmente a estrada superior da serra e reentrar depois na direção do Outão, da Figueirinha ou de Setúbal.