Projectos têm como objectivo melhorar acessibilidades e criar mais espaços verdes em vários locais
Vão ser abertos três concursos públicos para a requalificação de espaços públicos no concelho. O investimento da Câmara Municipal de Setúbal superará os 680 mil euros, tendo sido aprovado em reunião pública, e pretende melhorar acessibilidades e criar mais espaços verdes em vários locais do concelho.
A primeira empreitada é a de “Construção do espaço entre a Rua Tomás Ribeiro e Caminho de Ferro – 2.ª Fase”, na freguesia do Sado, tendo o preço-base fixado em 312 mil 112 euros, ao qual acresce a taxa de IVA. Esta tem como objectivo transformar um “espaço descaracterizado numa zona verde e de lazer para usufruto pela população”.
Quanto ao procedimento de contratação pública da empreitada “Construção de espaço nas traseiras da Rua de Vanicelos e Praceta das Amoreiras”, na União das Freguesias de Setúbal, este teve o preço-base fixado em 198 mil 160 euros, tendo como objectivo a “criação de uma zona verde e a melhoria da mobilidade rodoviária e pedonal”.
De acordo com o município, a repavimentação das traseiras da Rua de Vanicelos com diferentes tipos de pavimento pretende “diferenciar a utilização do espaço e a requalificação das caldeiras, a criação de uma zona verde de enquadramento na Praceta das Amoreiras e a criação de locais de estadia são acções a realizar no âmbito desta empreitada”.
Em nota de Imprensa, a autarquia explica que a via ali existente será beneficiada com o “melhoramento do traçado viário, da rede de drenagem, do pavimento e respectivas acessibilidades”.
Quanto ao terceiro procedimento, este visa a “Construção de espaço público no interior do quarteirão definido pela Avenida Infante D. Henrique e Ruas Dr. António Forjaz, Pulido Valente e Bairro Afonso Costa”, tendo como preço-base 169 mil 970,12 euros, acrescido de IVA.
Neste local a intervenção tem como principal objectivo “disciplinar o uso pedonal e rodoviário, facilitar a mobilidade pedonal e reforçar as acessibilidades, quer na área de intervenção, quer na ligação ao espaço envolvente”.
Já o projecto de requalificação para esta zona da freguesia de São Sebastião prevê a “criação de lugares de estacionamento, áreas de circulação viária e pedonal, a criação de um espaço verde e de zonas de lazer e de prática de actividades desportivas”, esclarece o município.