Cerimónia decorreu na Escola Secundária Sebastião da Gama, estabelecimento de ensino onde é leccionada a formação
A Câmara Municipal de Setúbal aliou-se a sete entidades do concelho sadino para o desenvolvimento do curso profissional de Técnico de Desporto, leccionado na Escola Secundária Sebastião da Gama, através da assinatura de um acordo de cooperação.
A medida, explica a autarquia através de comunicado, “é dinamizada no âmbito do Programa Ser-Pro, da Iniciativa Fundação, que promove a colaboração entre escolas e empresas, com vista ao desenvolvimento de ofertas de ensino profissional adequadas aos jovens”.
Para o efeito, foi estabelecido na passada sexta-feira o referido acordo, entre o município setubalense e a Iniciativa Educação, o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, o FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, o Clube Naval Setubalense, o Clube de Vela do Sado, o Remo Clube Lusitano e a Bicasco.
Na cerimónia, que decorreu no auditório do estabelecimento de ensino secundário, a presidente da edilidade, Maria das Dores Meira, “elogiou a oferta educativa, uma vez que contribui de forma única para grande avanço no conhecimento e preparação para interacção e relacionamento com o rio e tudo aquilo que proporciona”.
Para Maria Fernanda Oliveira, directora do agrupamento escolar, esta valência formativa aproveita “as características náuticas da cidade” e “capacita os alunos com saberes especializados”. Já o presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato, sublinhou a importância deste curso profissional, “que dá mais oportunidades aos jovens de aprender com formação de qualidade, em contexto de trabalho e na sua comunidade”.
No local esteve também Fernando Reis, coordenador do Ser-Pro, Fátima Dias, em representação do FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, Luís Santos, director da empresa Bicasco, António Santos, presidente da direcção do Clube de Vela do Sado, e Filipe Chagas, secretário-geral do Clube Naval Setubalense.