Corporação transporta mantimentos, medicamentos e água para operacionais que combatem fogos no centro do país
Os Bombeiros Voluntários de Setúbal receberam o apoio de duas viaturas da Câmara Municipal de Setúbal para o transporte de mantimentos, medicamentos e água para os operacionais que combatem os incêndios florestais no centro do país e proceder à rendição dos que estavam no terreno.
Estes dois veículos, juntamente com outro dos bombeiros com o mesmo tipo de artigos, saíram do quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal rumo à zona da Serra da Estrela. As viaturas que transportam os produtos doados pelas populações rumaram para dois pontos de entrega, um no Sabugal e outro no Fundão ou em Castelo Branco, sendo este a decidir em função da evolução do incêndio.
Foi na passada quarta-feira que os voluntários setubalenses também fizeram a recolha dos produtos nos quarteis circundantes, em Águas de Moura, no Pinhal Novo, em Alcochete e no Montijo, com a viatura cedida pelo município.
Presente na entrega das viaturas, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, agradeceu a solidariedade da população do concelho “ao entregar um conjunto de produtos, designadamente águas, que fazem tanta falta neste momento”, e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal (AHBVS) por “congregar os esforços para corresponder a uma necessidade que é uma responsabilidade nacional e em que Setúbal também está envolvida”.
O autarca demostrou ainda “solidariedade com todos os homens e mulheres que estão envolvidos e todos os dias e noites combatem os incêndios, procurando salvar vidas e bens naqueles territórios que são afetados por este flagelo”.
André Martins sublinhou também que a autarquia “colabora sempre” neste tipo de iniciativas, por uma questão de responsabilidade solidária, e agradeceu ainda aos Bombeiros Sapadores de Setúbal por serem também um posto de recolha destes produtos e também “estarem aqui em solidariedade”. Para o líder autárquico o município, ao disponibilizar as viaturas para fazerem estas viagens, assume a “responsabilidade da solidariedade que lhe cabe”.
Também esteve nesta cerimónia o presidente da AHBVS, Sérgio Varela, salientando que, “além de servirem os bombeiros de Setúbal que estão no fogo”, estes produtos enviados vão servir todos os que ali estão a combater os incêndios e que “precisam efetivamente deste reforço e deste apoio”.
O responsável apontou que esta ação foi organizada pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal e que AHBVS “faz parte naturalmente deste movimento”, por pretender “acima de tudo dar um sinal de solidariedade para com os homens e as mulheres” que estão “há praticamente três semanas no flagelo que está a assolar” aquela região do país.
Sérgio Varela agradeceu ainda o apoio autárquico relativamente ao transporte, considerando que sem ele “seria impossível” realizar esta ação de solidariedade.