Câmara de Setúbal anuncia novas escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundária para Azeitão

Câmara de Setúbal anuncia novas escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundária para Azeitão

Câmara de Setúbal anuncia novas escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundária para Azeitão

Acertos técnicos relativamente ao estudo prévio com previsão de término para final de Junho, lançando-se depois projecto para construção

Depois de muitos pedidos da comunidade escolar, vai-se iniciar na freguesia de Azeitão a construção de uma escola básica de 2.º e 3.º ciclos, uma escola secundária e um pavilhão desportivo. O anúncio foi feito por André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, durante a 20.ª edição da Festa do Agrupamento de Escolas de Azeitão, tendo o autarca anunciado que chegou a acordo com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

- PUB -

Durante esta cerimónia, que decorreu à tarde e à noite na Escola Básica de Azeitão, o autarca salientou que este estabelecimento, de 2.º e 3.º ciclos, “deixou de ter condições para o ensino de qualidade” e que a freguesia não dispõe de ensino secundário e de um pavilhão desportivo escolar.

O edil sadino esclareceu que actualmente estão a ser feitos alguns “acertos técnicos relativamente ao estudo prévio” para os três equipamentos, sendo que espera estar concluído “no final deste mês de Junho”, para que depois seja lançado o projecto para a construção da escola dos 2.º e 3.º ciclos, do pavilhão desportivo e da escola secundária em Azeitão.

“Para mim, como presidente da Câmara, é um orgulho estar em vias de resolver um problema de décadas”, realçou, abordando a luta da população por uma escola secundária, e defendendo que as crianças da freguesia de Azeitão devem ter “um futuro com cada vez melhores condições para a aprendizagem”.

- PUB -

Nesta intervenção, o líder autárquico recordou também que a luta por uma nova escola básica de 2.º e 3.º ciclos em Azeitão “tem sido muito difícil, ao longo de muitos anos”, e que, porque a actual “deixou de ter condições para o ensino de qualidade”, foi considerada “de intervenção prioritária” no âmbito de um acordo que o Governo tem com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). 

“O que era importante era termos uma escola que resolvesse o problema da saída dos alunos do 3.º ciclo para o secundário. Esta é uma luta que vem de há muito tempo, com muitas promessas e campanhas eleitorais”, afirmou. O autarca adiantou também que foi concluído que “a procura na Quinta do Conde é suficiente para se construir uma escola secundária” nesta localidade, pelo que “os alunos de Azeitão continuavam de fora”.

Nesse sentido, o município setubalense propôs que se edificasse uma escola secundária em Azeitão, tendo chegado a um entendimento com a DGEstE para se construir, além deste estabelecimento de ensino, uma básica de 2.º e 3.º ciclos de raiz e um pavilhão desportivo, algo que considerou uma reivindicação “de há muitos anos para estas escolas”.

- PUB -

Agrupamento de escolas festeja pela 20.ª vez 

Para André Martins, fazer uma festa no final do ano lectivo é sempre “muito importante” para o desenvolvimento e para o futuro das crianças. Já a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, parabenizou todos os que estiveram envolvidos no evento.

“Devemos dar os parabéns a toda a comunidade educativa, os alunos, os pais, os assistentes operacionais, os professores, porque sem este conjunto o sucesso escolar não estava garantido”, destacou. “O sucesso escolar é muito, muito mais do que a pauta apresenta. Não são só as competências que vêm nos manuais escolares do português e da matemática. Há outras competências que são desenvolvidas, como apresentarem-se ao público de uma forma maravilhosa”, atirou.

Já Gisélia Piteira, directora do Agrupamento de Escolas de Azeitão, composto por sete estabelecimentos de ensino, fez questão de agradecer o trabalho dos docentes, dos pais, das associações de pais e de alguns parceiros, sublinhando que a festa era “um momento de celebrar as amizades que se foram construindo este ano”.

Centenas de pessoas, entre alunos, pais, professores e outros trabalhadores das escolas, estiveram ao longo da tarde e da noite de sexta-feira, na Escola Básica de Azeitão, numa festa com música, tasquinhas gastronómicas e demonstrações desportivas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não