Equipamento vai permitir à empresa dedicada ao fabrico de papel reduzir as emissões de dióxido de carbono
A nova caldeira de vapor a gás natural e hidrogénio da The Navigator Company, a maior a ser construída no País, está em fase de testes na fábrica instalada em Setúbal.
O equipamento, “do tipo Aquatubular Energest”, vai permitir à empresa dedicada ao fabrico e comercialização de papel “reduzir as emissões de dióxido de carbono pela troca de combustíveis”.
Em comunicado, a Energest – Engenharia e Sistemas de Energia, responsável pelo projecto e pela construção e colocação em serviço do mesmo, explica que a caldeira possibilita “aumentar a eficiência através da utilização de Best Available Technologies [as melhores tecnologias disponíveis] e elevar a eficiência na preparação e no transporte de combustível (gás natural por ‘Pipe Line’, isto é, gasoduto), diminuindo os riscos ambientais”.
Actualmente, a Energest está “a fazer o comissionamento à caldeira, para garantir os requisitos e necessidades operacionais da mesma”. A primeira etapa passa pelo “comissionamento a quente para, posteriormente, a caldeira começar a funcionar a 100% da carga, durante sete dias, e se desenvolver os testes de performance/aceitação”.
“A caldeira, integralmente refrigerada, debitando 57 T/h de vapor sobreaquecido a 64 barg – 460 º C – é uma solução “Tailor Made”, à semelhança de todos os projectos da Energest, que respeitam as especificidades da instalação, as condições do serviço e a sua respectiva aplicação”.
Para Miguel Marques, director de Produção na Energest, “a caldeira que, neste momento, se está a comissionar na Navigator tem diversas vantagens, tanto mecânicas como funcionais”.
Como vantagens mecânicas, o responsável destaca a “construção integralmente soldada, barrilete com reduzida furação, o que diminui muito as tensões, assim como a espessura do mesmo”.
Já no que diz respeito ao “aspecto funcional, devido à sua configuração, apenas 50% da água de circulação passa pelo ebulidor/barrilete, o que se traduz numa maior estabilidade no nível, elevadas taxas de transferência de calor e uma elevada taxa de circulação a todas as cargas”.
A Energest “centra as suas actividades na concepção, projecto, construção e montagem de equipamentos e instalações térmicas industriais, para as mais diversas áreas de negócios. As caldeiras aquatubulares destinam- -se à produção de vapor, através do aquecimento de água, recorrendo à queima de qualquer tipo de combustíveis.