Viatura foi baptizada durante a cerimónia, juntamente com um veículo de comando recondicionado
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal (AHBVS) celebrou o 141.º aniversário com a atribuição de um apoio financeiro da Câmara Municipal de Setúbal para a aquisição de uma nova ambulância.
A nova ambulância foi baptizada durante a cerimónia, juntamente com um veículo de comando recondicionado. O presidente da associação, Sérgio Varela, sublinhou outros investimentos realizados em 2024, num valor superior a 50 mil euros, incluindo a reabilitação das camaratas masculina e feminina, uma zona coberta para viaturas e a reparação integral do telhado do quartel.
Sérgio Varela, salientou que a AHBVS, que tem como missão “servir a população”, vive com as “dificuldades reconhecidas a qualquer instituição de solidariedade sem fins lucrativos”. O representante máximo da associação agradeceu também o apoio financeiro e logístico prestado por algumas instituições.
Presente na cerimónia esteve também, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, o comandante Clemente Mitra. Na sua intervenção alertou que, “se não for alterado na especialidade”, o Orçamento do Estado de 2025 “vai ser uma catástrofe” para os bombeiros voluntários, considerando que haverá apenas mais um milhão e 400 mil euros a dividir por 464 associações humanitárias, o que dá “mais 300 a 350 euros por mês” a cada uma.
Autarca realça “força fundamental” dos soldados da paz
André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, considerou que os Bombeiros Voluntários de Setúbal são “uma força fundamental de protecção e socorro” no concelho e “uma parte fundamental da protecção civil local e nacional”, porque, “sempre que seja necessário”, os seus meios, “com os seus voluntários e profissionais, são também accionados para outros teatros de operações”, fora do território municipal.
No seu discurso o autarca setubalense fez questão de lembrar que, na sua presidência, a edilidade fez a actualização monetária dos protocolos para apoiar os serviços que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal presta às populações do concelho. André Martins afirmou que, anualmente, o município transfere 450 mil euros “para que os voluntários possam manter a sua actividade e pagar também aos seus bombeiros que são profissionais”.
O edil setubalense aproveitou esta sessão solene, realizada no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, para homenagear os bombeiros da AHBVS, que “se empenham em proteger vidas e bens alheios, muitas vezes com elevado risco para as próprias vidas”. O autarca deixou o seu agradecimento aos “corajosos” bombeiros, realçando os perigos que enfrentam, “como ficou, uma vez mais, muito claro nos grandes incêndios de Setembro passado”, atirou.