Baía do Sado recebe três provas internacionais de natação em 2025

Baía do Sado recebe três provas internacionais de natação em 2025

Baía do Sado recebe três provas internacionais de natação em 2025

Taça da Europa em estreia no Parque Urbano de Albarquel. Espaço recebe ainda Taça do Mundo de Águas Abertas e Campeonato da Europa de Juniores

A baía do Sado vai receber a segunda etapa da Taça da Europa de Águas Abertas, em 22 de Junho de 2025, segundo o calendário divulgado pela European Aquatics – Federação Europeia de Natação, organismo de cúpula da natação continental. Além desta competição, a cidade de Setúbal volta a estar na rota do circuito internacional de natação de águas abertas este ano, com mais duas provas.

- PUB -

O organismo, liderado pelo português António José Silva, dá ainda conta do arranque da Taça da Europa em 3 de Maio, na cidade cipriota de Protaras, seguindo depois para Portugal, com Paris, a 26 de Julho, Barcelona, 20 Setembro, e Razanac, 27 de Setembro, também na agenda.

Desta forma, as águas de Setúbal, uma cidade habitual no calendário internacional de águas abertas, receberá uma competição que, em 2024, foi conquistada, ao fim de cinco etapas, pelo italiano Andrea Filadelli, em masculinos, e a francesa Ines Delacroix, em femininos.

Esta prova, que é inédita no País, vai decorrer no Parque Urbano de Albarquel. Este espaço vai ainda acolher, também no decorrer no mês de Junho de 2025, uma etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas – Open Water Swimming World Cup, nos dias 14 e 15.

- PUB -

A baía setubalense vai ainda receber o Campeonato da Europa de Juniores, a 19, 20 e 21 de Junho. Os atletas jovens e juniores competirão em “vários locais importantes”, informa a European Aquatics. O Júnior Open Water Championships será realizado em Setúbal, enquanto Atenas, Grécia, sediará o Júnior Diving Championships de 23 a 29 de Junho e o Junior Artistic Swimming Championships de 25 a 29 de Junho.

O Parque Urbano de Albarquel, dotado das condições para eventos desportivos desta natureza, tem sido palco de competições com a presença da elite mundial da natação graças às “características naturais da cidade”, assim como à “capacidade e qualidade” organizativa da Câmara Municipal de Setúbal, “reconhecida internacionalmente”, realça a autarquia setubalense, em nota de Imprensa.

A cidade de Setúbal está, há quase vinte anos, na rota internacional das águas abertas, nomeadamente com etapas do circuito mundial FINA Marathon Swim World Series, com provas de qualificação dos três últimos Jogos Olímpicos, com o Europeu de Juniores, e, agora, com a Open Water Swimming European Cup.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -