André Martins analisa trabalho do executivo neste mandato. Candidata independente revela equipa e apoio surpresa
As eleições autárquicas só estão marcadas para daqui a uma ano, mas o trabalho de ‘campanha’ já começa a ser feito. A CDU vai esta terça-feira apresentar o seu presta contas, relativo a este mandato autárquico, enquanto Maria das Dores Meira irá oficializar na quarta-feira a sua candidatura à Câmara Municipal de Setúbal.
Com a presença de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e com demais eleitos nos vários órgãos autárquicos do concelho setubalense, a coligação partidária vai realizar uma conferência de imprensa, a ter lugar no Forte de São Filipe, pelas 17 horas de hoje.
Nesta sessão os comunistas devem relembrar os projectos e obras concretizadas pelos autarcas e pelos trabalhadores do município e das juntas de freguesia. Entre as obras que mais orgulham a coligação está a recuperação para o público do Parque de Merendas da Comenda, a recuperação da gestão pública da água e do saneamento, com a criação dos Serviços Municipalizados de Setúbal, e a conclusão das obras do Convento de Jesus.
Relativamente ao trabalho que se vai iniciar, a CDU tem vindo a enaltecer obras como a construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage, num investimento de 5,4 milhões euros, a criação do Centro de Saúde da Bela Vista, com um custo de 3,5 milhões de euros, e a construção do Auditório Municipal de Azeitão, avaliada em 1 milhão de euros, entre outras obras.
Dores Meira vai revelar amanhã um apoio surpresa
É sob o lema “Setúbal de Volta” que Maria das Dores Meira fará amanhã a primeira sessão pública de apresentação da sua candidatura à autarquia sadina, tendo como novidade a revelação de um apoio surpresa.
Com início marcado para as 19 horas, junto ao coreto na Avenida Luísa Todi, este evento, além da tradicional intervenção da candidata, contará ainda com a apresentação do candidato à Assembleia Municipal, do mandatário da candidatura, e de um apoio surpresa. Haverá ainda espaço para um momento musical, assim como para a apresentação do hino de candidatura.
Presidente da Câmara de Setúbal entre 2006 e 2021, primeiro em substituição de Carlos de Sousa, que renunciou ao mandato por ter perdido a confiança política do PCP, e depois como presidente eleita em 2009 (com 38,83% dos votos), 2013 (41,93%) e 2017 (49,95%), Maria das Dores Meira diz que decidiu recandidatar-se a presidente do município sadino devido à “estagnação da cidade”.
Nas eleições autárquicas de 2021, em que não podia recandidatar-se por já ter cumprido três mandatos consecutivos, Dores Meira foi cabeça-de-lista da CDU em Almada, tendo assumido funções como vereadora, uma vez que não conseguiu destronar a socialista Inês de Medeiros.
No passado dia 26 de Abril, Maria das Dores Meira renunciou ao mandato na Câmara de Almada e desfiliou-se do PCP, abrindo caminho à candidatura, agora como independente, à presidência da Câmara Municipal de Setúbal, nas próximas eleições autárquicas de 2025.