Certame encheu as ruas sadinas de workshops e animação musical ao longo de quatro dias
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, no decorrer da Feira Náutica de Setúbal, expressou a vontade de que as actividades náuticas “atraiam cada vez mais pessoas e actividades económicas”, para que a região de Setúbal “tenha um futuro mais promissor”. Ao longo de quatro dias, a terceira edição do certame, que decorreu entre quinta-feira e domingo no Cais 3 do porto de Setúbal , encheu as ruas sadinas de actividades náuticas, lúdicas e desportivas, workshops, open days (dias abertos) e animação musical.
Foi durante a cerimónia da entrega dos prémios das regatas de vela inseridas no programa da terceira edição deste certame, que teve lugar no Cais 3 do porto de Setúbal, que o autarca setubalense garantiu que da parte da Câmara Municipal de Setúbal a todas as pessoas da organização, patrocinadores, parceiros, iriam continuar todos os anos a “trabalhar no sentido de promover mais este domínio” da actividade desportiva, económica e social, no sentido “de que Setúbal, e também o País de uma maneira geral”, com o contributo do município, “possa ter um futuro mais promissor”.
Acompanhado pelo vereador do Desporto, Pedro Pina, o presidente da câmara fez questão de recordar que na quinta-feira, quando o certame foi inaugurado, foram vários os participantes na edição de 2024 da Feira Náutica que disseram que Setúbal representa “um grande compromisso para o futuro da náutica” em Portugal.
O edil sadino destacou que, “tanto quem pratica actividades náuticas, como quem a elas assiste”, contribuem para o desenvolvimento da região, atraindo “cada vez mais gente que traz actividade económica” para Setúbal.
O certame apresentou espectáculos diários de animação musical e teve uma área dedicada à gastronomia, com “sabores do mundo” numa iniciativa de street food, assim como um leque de actividades desportivas, como as regatas de vela no Rio Sado ou o passeio aberto a canoas, stand up paddle e barcos a remos Alpertuche Nautic Tour.
Durante a manhã de sábado, realizou-se a regata de vela de cruzeiro, que foi ganha pela embarcação Argonavis, do Clube de Vela do Sado, seguida pela Milenário, do Clube Naval Setubalense, e pela Eureka, do Clube de Vela do Sado.
No período da tarde teve lugar a regata de vela ligeira, disputada em várias categorias, sendo a dupla Pedro Araújo/Pedro Vilela (classe Dart 18), do Clube de Vela do Sado, a triunfar em Catamarã, Luísa Peres (Sunfish), do CVVC – Clube de Vela de Viana do Castelo, em Monocasco A, e António Maria Gonçalves (Laser Pico), do Clube de Vela do Sado, em Monocasco B.