26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Autarquia garante que requalificação da EB 2,3 de Azeitão está mais perto da realidade

Autarquia garante que requalificação da EB 2,3 de Azeitão está mais perto da realidade

Autarquia garante que requalificação da EB 2,3 de Azeitão está mais perto da realidade

Discussões com DGEstE estão concluídas e versão final de estudo prévio será submetida em breve

Foi feito pela autarquia sadina um ponto de situação relativamente ao projecto de requalificação da Escola Básica 2,3 de Azeitão. Numa sessão de esclarecimento à comunidade escolar, a câmara municipal explicou que as discussões com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) estão concluídas e os serviços municipais estão a fazer alterações ao estudo prévio, devendo submeter em breve a versão final para aprovação.

- PUB -

Este investimento está avaliado em 17,5 milhões de euros, sem contar com os equipamentos, numa “grande requalificação” da Escola Básica 2,3 de Azeitão, com a construção de um “novo edifício com dois pisos para substituir o actual”, que é provisório há 50 anos.

A escola deverá ter 35 espaços lectivos, nomeadamente 25 salas de aula, quatro salas de desenho, duas salas de informática, uma sala de música e três laboratórios de ciências, além de um auditório e um pavilhão gimnodesportivo, que nunca teve.

A autarquia explica, em nota de Imprensa, que quando a DGEstE aprovar o estudo prévio, a edilidade vai dar início aos procedimentos para “ser feito o projecto”, sendo necessário “encontrar fontes de financiamento”, porque “os orçamentos das câmaras municipais não estão preparados” para obras estruturais desta natureza.

- PUB -

Segundo o município, como a escola não era elegível para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visto que não existia nenhum projecto aprovado “em tempo útil e a obra não ia estar concluída até Junho de 2026”, a solução passará por o Governo “negociar um empréstimo com o BEI”, pelo que André Martins espera poder ver “um valor inscrito no próximo Orçamento de Estado” para a Câmara Municipal poder “apresentar uma candidatura”.

No entender do autarca sadino, é “fundamental” que as pessoas tenham conhecimento do que se passa. “O que viemos aqui fazer foi dizer das dificuldades que existem, da forma como isto está a ser feito e da nossa incapacidade para dar resposta a uma situação que é gravíssima. O orçamento da Câmara Municipal não tem condições para dar resposta a questões estruturais e do que aqui estamos a falar é de questões estruturais”, considerou.

Autarca quer nova escola secundária na freguesia

- PUB -

Perante mais de meia centena de pessoas, incluindo representantes de associações de país, a autarquia voltou a defender a necessidade de ser construída uma escola secundária “que sirva os alunos da freguesia de Azeitão”. André Martins assegurou que neste momento aguarda uma resposta ao pedido de reunião feito ao novo ministro da Educação, Fernando Alexandre, para debater o tema.

“Azeitão deve ter uma escola secundária porque os alunos de Azeitão devem ter as mesmas garantias e as mesmas facilidades que os outros”, realçou, adiantando que não é possível “acrescentar o ensino secundário” à EB 2,3 porque “era preciso somar mais valências às que já se pretendem acrescentar” nesta escola e “não havia espaço” para o fazer.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -