Autarquia apresenta queixa contra actos de vandalismo em espaço público

Autarquia apresenta queixa contra actos de vandalismo em espaço público

Autarquia apresenta queixa contra actos de vandalismo em espaço público

Destruição de infra-estruturas na cidade, com especial incidência em espaços verdes, tem causado prejuízos avultados

A Câmara Municipal de Setúbal anunciou, no passado dia 4, a formalização de uma queixa contra desconhecidos junto da PSP, na sequência de vários actos de vandalismo em infra-estruturas públicas, em particular nos espaços verdes, essencialmente em sistemas de rega e manutenção dos jardins.

- PUB -

Os danos nos sistemas de rega, que representam custos elevados dada a necessidade de substituição do material, têm dificultado o bom funcionamento dos equipamentos, deixando várias zonas por regar, que acabam por secar. “Todos os dias, no último mês e meio, temos detectado espaços onde a rega não funciona, seja por ter sido desligada, seja por vandalismo nas caixas de controlo”, explica Carla Guerreiro, vice-presidente da autarquia, em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

Sem informações relativamente aos culpados ou às suas motivações, o município considera que não pode “permitir que o erário público seja delapidado desta forma”.

De acordo com a vice-presidente há indícios de que os autores destroem estes materiais deliberadamente e com o intuito de comprometer a manutenção dos espaços públicos, já que esta situação “não parece ser apenas uma brincadeira de mau gosto”, os responsáveis sabem “exactamente o que fazer para impedir o funcionamento dos sistemas de rega e, consequentemente, destruir os espaços verdes”, motivo que levou à denúncia apresentada na PSP.

- PUB -

Em virtude desta situação, nas últimas semanas, a autarquia reforçou a manutenção e vigilância dos parques e jardins da cidade, que passam a contar com passagens mais frequentes dos serviços municipais, e apelou ao envolvimento da comunidade. “Contamos com os munícipes para reportar qualquer anomalia”, sublinhou. Espaços como o jardim junto ao Interface de Transportes de Setúbal, na Tebaida, já foram recuperados, depois de um período de seca por avaria na caixa de rega.

Parques como o Bonfim, Algodeia, Vanicelos e Urbano de Albarquel, também os jardins da Beira-Mar e Praia da Saúde e zonas ajardinadas na Avenida Luísa Todi, Antero de Quental e 22 de Dezembro contam, a partir de agora, com manutenção constante, que será gerida directamente pela edilidade.

Esta gestão, que contempla serviços como a limpeza geral dos jardins, corte de relva, poda de árvores e debaste de sebes e arbustos, é facilitada pela automatização dos sistemas de rega, que permitem o controlo eficiente e remoto de mais de dez hectares de espaços verdes e optimiza o consumo de água.

- PUB -

A autarquia assegura, ainda, o cuidado das cerca de 30 mil árvores da malha urbana, com intervenções regulares de poda, abate e novas plantações, bem como o controlo de pragas, nomeadamente o escaravelho da palmeira e a processionária do pinheiro, sendo estes os únicos casos em que não se utilizam pesticidas, e a multiplicação de plantas em viveiros municipais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não