12 Agosto 2024, Segunda-feira

- PUB -
Autarquia afasta touradas da Praça de Touros Carlos Relvas

Autarquia afasta touradas da Praça de Touros Carlos Relvas

Autarquia afasta touradas da Praça de Touros Carlos Relvas

Fotografia de Helena Serra

O objectivo do executivo municipal é reforçar a relação da cidade com as zonas histórica e incentivar a reabilitação

A Câmara de Setúbal pretende avançar com a alteração da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade, num modelo que vai reabilitar e readaptar a praça de touros, passando esta a ser um “equipamento municipal, dedicado essencialmente à realização de eventos, numa perspectiva de multiusos”. Ou seja, a ‘nova’ Carlos Relvas vai ficar “mais afastada de ter utilização exclusiva para espectáculos de tauromaquia”.

Esta é parte da proposta da alteração da ARU para Setúbal, aprovada na reunião de câmara de quarta-feira que, no seu total, visa a integração de todo o conjunto urbano circundante à Praça de Touros Carlos Relvas, de forma a “reforçar a reabilitação urbana das zonas históricas e consolidadas da cidade e permitir o acesso a um conjunto de benefícios fiscais de incentivo à reabilitação”.

- PUB -

Para a autarquia é “inadiável” a necessidade de “regeneração e revitalização de uma importante zona de charneira a nascente, confinante com o Bairro Salgado, a área envolvente à praça de touros, inserida no Bairro Baptista, bem como as antigas quintas Tebaida e Aranguês”.

Com esta terceira alteração à delimitação da ARU Setúbal “pretende-se restabelecer a relação entre estas malhas urbanas que hoje surgem numa nova centralidade em face da futura estação intermodal de transporte ferroviário e rodoviário, com obras em curso que incluem novas operações urbanísticas”, refere ainda a autarquia em comunicado.

Da proposta, a ser submetida à Assembleia Municipal, faz ainda parte a alteração à delimitação da ARU para Azeitão, a qual visa integrar os dois prédios rústicos adjacentes a nascente do Palácio dos Duques de Aveiro, que outrora fizeram parte da propriedade original com jardins, pomares e vinhas.

- PUB -

“Tendo em conta a sua importância histórica, estes edifícios ganharam interesse no projecto de reabilitação e revitalização do Palácio dos Duques de Aveiro”, avança o executivo municipal, sobre este imóvel classificado de interesse público, que “apresenta uma necessidade emergente de intervenção”.

A intervenção neste património tem como objectivo a reabilitação e readaptação para um uso mais compatível com este “majestoso e notável” ex-libris de Azeitão, o qual “poderá passar por um empreendimento turístico, encontrando-se em desenvolvimento estudos e projectos onde as propriedades adjacentes ganham importância no processo de revitalização”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -