Iniciativa marcada para as 18h45 de hoje, na Escola Sebastião da Gama, no âmbito do Dia Internacional da Educação
Com foco na educação e no desenvolvimento pessoal e social dos jovens, está marcada para esta sexta-feira uma aula aberta de judo, na Escola Sebastião da Gama, pelas 18h45, no âmbito do Dia Internacional da Educação.
Neste evento, que será repetido uma vez por mês ao longo do ano, sempre com um tema diferente, a organização pretende “educar através do judo”. Numa parceria entre o Centro Para o Desenvolvimento do Judo (CPDJ) e o União Futebol Comércio e Indústria, estas aulas abertas vão servir para celebrar datas e abordar “temas importantes para criar momentos de crescimento que são trabalhados todos os dias”.
Para a organização do evento, é necessário “educar os jovens a olharem para as variáveis que dependem deles”. Em declarações a O SETUBALENSE, Miguel Galhardas, responsável pelos eventos, explica que os jovens procuram validação no grupo. “Se destacarmos só os que vencem, todos os outros ficam de fora. Isto tem dois potenciais cenários péssimos para a educação”, explica, clarificando.
“Se o que ganha, pensa que não precisa de fazer mais nada porque é talentoso; Aquele que treinou bem e aplicou-se de forma brilhante, mas por alguma variável externa acabou por ficar fora das medalhas, cava um fosso de frustração”.
Para Miguel Galhardas, este Dia Mundial da Educação serve para alertar todos (atletas, treinadores e pais) para estes problemas e para a “responsabilidade” dos pais que decidem onde colocam os seus filhos a fazer desporto porque “o desporto é bom para a formação/educação”, mas “pode também ser péssimo se for orientado para a competição”. Nesse sentido, “a competição é parte, não o todo nem é o fim”, realça o responsável pela actividade.