Novo equipamento e requalificação de antigo espaço comercial representam um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, visitou na semana passada as obras em curso do novo mercado e do futuro auditório de Brejos de Azeitão, dois equipamentos públicos que, segundo o autarca, irão contribuir significativamente para o reforço da centralidade e coesão urbana da zona.
“Finalmente a nova centralidade de Brejos de Azeitão está a avançar. Azeitão merece ter esta atractividade, com uma oferta mais diversificada a nível comercial e cultural e com espaços de convívio para todos aqueles que aqui residem”, declarou ao garantir a concretização desde compromisso assumido com a população.
A visita institucional contou com a presença da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, da vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, e dos vereadores Pedro Pina e Rita Carvalho, que acompanharam André Martins na passagem pelas duas construções.
A manhã teve início no futuro Mercado de Brejos de Azeitão, junto ao Parque do Morango, que, de acordo com a nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE, se destina a “garantir melhores condições para comerciantes e população”, e traduz um investimento de cerca de 370 mil euros.
A infra-estrutura encontra-se na fase final de construção, restando apenas a conclusão dos arranjos exteriores, que deverão ser realizados por uma empresa externa escolhida em concurso público cuja abertura foi aprovada na reunião pública do executivo da passada quarta-feira.
Para a presidente da junta de freguesia o novo mercado assume grande relevância no território, proporcionando uma “oferta mais diversificada de produtos e com melhores condições para todos os visitantes”.
O novo espaço vem substituir o mercado actual, localizado na mesma zona, que já não apresenta as condições necessárias ao funcionamento. A empreitada deste, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Azeitão, apresentou um projecto “moderno, funcional e acessível a pessoas com deficiência e mobilidade condicionada, com lojas maiores para os seis espaços comerciais, instalações sanitárias, área de gestão de resíduos, copa, arrumos, gabinete e dois balneários”, explicou a câmara municipal.
O segundo equipamento visitado foi o futuro auditório de Azeitão, cuja construção representa um investimento de 953 mil euros e tem como objectivo levar à comunidade mais eventos culturais, através da criação de um espaço versátil, apto a acolher “apresentações musicais, teatrais, conferências e projectos de filmes, entre outras actividades”.
Este edifício será composto por um auditório de 400 metros quadrados e capacidade para 250 a 300 pessoas, uma área de recepção, bilheteira, salas de preparação de artistas, áreas técnicas, entre outros.
A intervenção contempla, de igual forma, um projecto de arranjos exteriores, que inclui a pavimentação em torno do auditório, uma praça junto à entrada e uma zona de estacionamento nas traseiras.
“Azeitão merece ter um centro cultural e é nisso que estamos a trabalhar”, reforçou André Martins, destacando que este novo auditório vem dar corpo à política de descentralização cultural promovida pela autarquia, aproximando a oferta cultural da população residente nas redondezas.
Sónia Paulo considera que esta é uma “infra-estrutura imprescindível ao desenvolvimento” da freguesia, já que acrescenta uma nova dimensão cultural a uma localidade já “conhecida pela gastronomia e pelo enquadramento paisagístico da Serra da Arrábida”.