Infra-estrutura representa a segunda etapa de um projecto com três fases, com a construção de dois polos da Junta de São Sebastião
O Auditório Bocage está desde ontem preparado para receber as mais diversas actividade culturais, dia em que a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Câmara Municipal de Setúbal procederam à sua inauguração, na Avenida Nuno Álvares.
Na cerimónia, inserida nas comemorações dos 47 anos da Revolução dos Cravos, Nuno Costa, presidente da Junta de São Sebastião, não escondeu a alegria sentida ao ver o projecto concluído. “Este novo equipamento é fruto de uma vontade profunda de oferecer à população, ao movimento associativo, à comunidade educativa e aos artistas locais um espaço cultural, descentralizado e versátil para acolher as suas iniciativas”, começou por explicar, perante o olhar atento de cerca de 100 convidados.
A infra-estrutura, que representa um investimento total de 250 mil euros, é “a segunda etapa de um projecto com três fases, que incluiu a edificação do Polo Operacional do Monte Belo, inaugurado em 2019, e abrangerá a construção de uma segunda delegação da junta de freguesia no Bairro de São Domingos”.
O município sadino também contribuiu para a sua concretização, ao “ceder o terreno e através da atribuição financeira de 50 mil euros”. “O grupo Secil também nos apoiou na aquisição das cadeiras”, referiu Nuno Costa.
Para o presidente da Junta de São Sebastião, “todo este processo integra uma visão estratégica”. “Materializa a vontade de estarmos próximos dos nossos fregueses e constitui uma reconfiguração das funções clássicas de uma junta de freguesia”, revelou.
Já a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, referiu que “a inauguração do novo auditório está, e muito bem, integrada nas comemoração do 25 de Abril”. “Quero saudar o presidente da junta, Nuno Costa, por mais uma magnífica obra, que vai servir Setúbal, e todos os que trabalham no executivo da junta, por mais e melhor cidade, e por continuar a construir Mais Setúbal”, sublinhou.
No evento marcou presença o executivo municipal da Câmara de Setúbal, assim como D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, e os presidentes do Comando Distrital da PSP, da Assembleia Municipal, André Martins, e do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos.
O novo espaço, “amplo e multifacetado”, é “composto por uma sala polivalente com capacidade para cerca de 200 pessoas, equipado com cadeiras amovíveis, um palco de grandes dimensões e dois camarins”. Está, assim, “apto para a realização de actividades de diversas naturezas, desde eventos institucionais, a espectáculos artísticos, passando por exposições, feiras e outras actividades que a comunidade local deseje”.
Conta, ainda, com “uma arquitectura sustentável, que se reflecte, por exemplo, na aplicação de materiais termicamente mais eficientes, ao nível do isolamento e da caixilharia, assim como na instalação de painéis fotovoltaicos e de lâmpadas LED, reduzindo bastante o consumo energético”. Já o embelezamento do muro lateral ficou a cargo do colectivo Explicit Citizens.