Ciclista Luís Martins luta pelo título na Dinamarca, após garantir a sua vaga no passado mês de Março
O atleta setubalense, Luís Martins, vai marcar presença na final do Campeonato do Mundo do UCI Gran Fondo, com a prova de ciclismo a ter lugar neste domingo em Aalborg, na Dinamarca. O ciclista conseguiu o apuramento no passado mês de Março, através da disputa de um Gran Fondo na distância de 148 quilómetros, onde obteve o primeiro lugar no seu escalão, M 40-44, e quinto na classificação geral.
A representar Portugal, assim como as cores da sua equipa Swick/Casa do Benfica de Almodôvar Cycling Team, em Aalborg, na Dinamarca, o atleta, em nota enviada à redacção d’O SETUBALENSE, quer agradecer o apoio de toda a sua equipa e aos seus patrocinadores Ostra Ribeiro, Ribeira e Maximino, LDA, Academia pedagógica Mocho Sabichão e a Mário Barradas do Café Belinha.
Na prova de apuramento estiveram presentes atletas de 21 nacionalidades fazendo um total 1318 inscritos. O UCI Granfondo World Series é uma série de eventos seleccionados pela UCI realizados em todo o mundo. São cerca de 25 eventos de qualificação, onde são apurados os 20% melhores em cada faixa etária para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo. No final os campeões são premiados com a cobiçada camisola arco-íris.
Com cerca de 30 eventos em 17 países e 5 continentes diferentes, o UCI Gran Fondo World Series 2019 foi a série líder em eventos de participação em massa, com cerca de 60 mil participantes ao longo do ano, nas diversas provas de qualificação, vindos de 76 diferentes países. É a série onde atletas amadores e masters se podem qualificar para o Campeonato Mundial UCI Gran Fondo.
Mundial prestes a bater recorde de participação
O próximo UCI Gran Fondo World Championships em Aalborg está prestes a bater o recorde de participação. Com 2900 ciclistas já inscritos, o evento está a caminho de superar os 3175 participantes que participaram no Campeonato do Mundo de 2018, em Varese, Itália.
Este interesse apresenta desafios logísticos significativos para os organizadores, particularmente para o contra-relógio, que é limitado a 720 ciclistas devido a restrições de encerramento de estradas. A UCI e os organizadores locais decidiram fechar as inscrições para o contra-relógio assim que esse limite seja atingido.
Os organizadores também estão a considerar encerrar antecipadamente as inscrições do Gran Fondo para manter um ambiente de corrida justo e seguro, uma vez que todos os eventos de classificação já foram concluídos.
Os ciclistas competirão no Gran Fondo no domingo, 1 de Setembro, começando em intervalos entre as 9 horas e as 10h10, para a distância de 112 km ou 153 km. Os ciclistas mais lentos devem terminar até as 16 horas para serem classificados, com um corte obrigatório na última zona de ‘alimentação’ às 15 horas. Todos os que falharem essa passagem serão redireccionados para Aalborg por uma rota mais curta.