28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Assembleia da República decide futuro do mapa das CIM

Assembleia da República decide futuro do mapa das CIM

Assembleia da República decide futuro do mapa das CIM

Fotografia Alex Gaspar

Acompanhe aqui o debate sobre a alteração do mapa das comunidades intermunicipais

 

O debate desta tarde na Assembleia da República serve para aprovar ou reprovar  a alteração do mapa das comunidades intermunicipais.

- PUB -

O Governo aprovou no início do mês de Novembro, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei para a criação de duas novas Comunidades Intermunicipais (CIM), uma da Grande Lisboa e outra da Península de Setúbal, com o objectivo de resolver “algumas assimetrias territoriais”, mas que “não coloca em causa a manutenção da Área Metropolitana de Lisboa”.

Para separar as duas realidades, são criadas duas novas comunidades intermunicipais, uma para a Grande Lisboa, que abrange os concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira, e uma para os nove concelhos da Margem Sul, nomeadamente Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Caso este novo mapa das CIM for aprovado, decisão que será tomada hoje, o Governo poderá então apresentar uma proposta formal ao Eurostat para a criação de duas novas NUT, sendo que, na região da capital, passam a existir duas NUT II e duas NUT III. Ou seja, as comunidades intermunicipais a norte e a sul do Tejo passam a ser NUT II e III.

- PUB -

Acompanhe AQUI o debate que sobre a alteração do mapa das comunidades intermunicipais

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -