13 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Artigo científico internacional destaca estratégia de sustentabilidade ambiental do PDM de Setúbal

Artigo científico internacional destaca estratégia de sustentabilidade ambiental do PDM de Setúbal

Artigo científico internacional destaca estratégia de sustentabilidade ambiental do PDM de Setúbal

Estudo “realizado por investigadores de Portugal, Grécia, Espanha e Polónia foca políticas de planeamento e ordenamento do território desenvolvidas nos países”

 

Um artigo científico internacional publicado na revista “Sustainability” no início do presente mês destaca “a estratégia de sustentabilidade ambiental que norteia o novo Plano Director Municipal de Setúbal”.

- PUB -

Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “o estudo é realizado por investigadores de Portugal, Grécia, Espanha e Polónia e foca políticas de planeamento e ordenamento do território desenvolvidas nestes países para dar resposta aos desafios que estão a ser colocados pelas alterações climáticas”.

Integrada na recente revisão do Plano Director Municipal, “a Infraestrutura Verde de Setúbal é um dos casos de estudo em realce”, com o exemplo a ser visto como “uma ferramenta de gestão dos sistemas ecológicos presentes no município, a qual promove o desenvolvimento sustentável e assegura a conservação dos recursos naturais”.

Segundo o artigo, esta infra-estrutura “consiste em diferentes áreas que contribuem para o equilíbrio ecológico do território, incluindo zonas rurais e urbanas, abrangendo 91% do concelho”.

- PUB -

Além disso, a estratégia implementada em território sadino, refere o estudo, “promove o desenvolvimento sustentável através da harmonização entre utilizações urbanas e rurais e da integração e valorização do património natural, cultural e paisagístico, além de requalificar e regenerar áreas com grande importância ambiental”.

“Sustainability” dá nome a “uma revista internacional de carácter científico, multidisciplinar e académica, onde os artigos publicados são analisados pela própria comunidade científica”.

A publicação divulga artigos dedicados aos temas do meio-ambiente, cultura, economia e sustentabilidade social, sendo que o caso de Setúbal é mencionado no artigo “Spatial Planning Response to the Challenges of Climate Change Adaptation: An Analysis of Selected Instruments and Good Practices in Europe”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -