Presidente da assembleia-geral da APPACDM de Setúbal e vice-presidente da autarquia marcaram presença no evento
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal comemorou este fim-de-semana o 54.º aniversário com uma cerimónia que decorreu no Centro Sónia Rio. Esta fica marcada pelo lançamento do livro de poesia “Fragmentos de Liberdade”, de Mário Serra.
Durante o evento a presidente da assembleia-geral da APPACDM de Setúbal, Leonor Serrano, considerou que, desde a sua fundação, a associação tem assumido um papel de “crescimento e de transformação de uma casa pequena numa grande instituição, que representa, em todos os sectores, a população à qual dá apoio”.
Destacou ainda que a APPACDM “trabalha no dia-a-dia para dar resposta ao que os utentes necessitam, merecem e têm direito”, uma vez que esta é uma instituição “de direitos e de liberdade, onde todos cabem e têm lugar”.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, também esteve presente na comemoração do aniversário e parabenizou a instituição que tem dado resposta a residentes no concelho de Setúbal.
“No nosso país há poucas respostas para pessoas com necessidades específicas e, a determinada altura, tiveram de ser os pais e os amigos a juntarem-se para dar esta resposta com a APPACDM. São 54 anos de trabalho que continua apesar das dificuldades”.
Falou também da participação da APPACDM nos eventos realizados na cidade, nomeadamente nas Marchas Populares de Setúbal, ao referir que, na edição deste ano, “quando os marchantes começam a desfilar, na avenida ou no pavilhão, as pessoas ficam muito felizes por perceber que na nossa cidade há lugar para todos”. Reiterou também o apoio do município à instituição ao relembrar que há utentes a integrar “alguns serviços da câmara municipal”.