Confronto foi remarcado para a próxima segunda-feira, 5 de Maio, e terá lugar no Cine-Teatro São João, em Palmela
O debate que coloca frente a frente os cabeças-de-lista pelo círculo eleitoral do distrito de Setúbal, dos partidos que têm representação na Assembleia da República, no âmbito das próximas eleições legislativas, foi adiado para a próxima segunda-feira, dia 5 de Maio, devido ao apagão que se registou na Península Ibérica e no Sul de França.
O debate será na mesma no Cine-Teatro São João, em Palmela, pelas 21 horas. Organizado pelo jornal O SETUBALENSE e pela rádio POPULAR FM 90.9, em parceria com a AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal, este confronto estava inicialmente marcado para esta segunda-feira, 28 de Abril. Como patrocínio da Sikla, o confronto terá entrada livre para permitir que a população que desejar ouvir os candidatos em confronto directo o possa fazer.
A análise ao debate será noticiada na edição do jornal O SETUBALENSE da quarta-feira seguinte, dia 7 de Maio, sendo também transmitido pela rádio POPULAR FM, numa data ainda por definir.
Os candidatos convidados são António Mendonça Mendes, do Partido Socialista, Teresa Morais, da Aliança Democrática, Paula Santos, da CDU, Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, Rita Matias, do Chega, Joana Cordeiro, da Iniciativa Liberal, Mariana Crespo, do PAN, e Paulo Muacho, do Livre.
Relativamente à opção pelo critério de convidar somente os partidos com representação parlamentar, Francisco Alves Rito, director d’O SETUBALENSE, explica que esta se deve com o facto de serem os partidos que já elegerem em Setúbal, e também devido a ser “impraticável, do ponto de vista do funcionamento e da utilidade” juntar a totalidade das candidaturas.
Ao todo estão inscritas 18 listas pelo distrito de Setúbal, mais uma do que nas últimas legislativas. Além das oito forças partidárias com assento parlamentar, vão estar nos boletins de voto mais dez candidaturas, nomeadamente Volt Portugal (VP), Reagir Incluir Reciclar (RIR), Nós, Cidadãos (NC), Partido Popular Monárquico (PPM), Alternativa Democrática Nacional (ADN), Partido Liberal Social (PLS), Ergue-te (E), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Juntos Pelo Povo (JPP) e a Nova Direita (NV).
Nas últimas legislativas o PS foi o vencedor no Distrito de Setúbal, alcançando 31,27% dos votos, o que lhe permitiu eleger sete deputados. Quem obteve o maior triunfo dessa noite eleitoral foi o Chega, que alcançou um resultado histórico, não só no distrito, mas também no País, ao eleger quatro deputados. A AD conseguiu o mesmo número de eleitos que o Chega, mas terminou no terceiro posto. Quanto à CDU, perdeu um deputado, conseguindo eleger apenas um. Já o Bloco de Esquerda e a Iniciativa Liberal mantiveram apenas um. Quem conquistou um deputado pela primeira vez no distrito foi o Livre, com Paulo Muacho a ocupar essa vaga.
As próximas eleições legislativas estão marcadas para dia 18 de Maio, sendo que a campanha eleitoral começa oficialmente no dia 4 de Maio.