Sessões solenes, actividades culturais e concertos são algumas das sugestões de um programa que conta com dezenas de iniciativas
A Democracia comemora amanhã o seu 51.º aniversário e ao longo dos próximos dias a cidade vai celebrar o dia com diversas actividades, entre as quais se destacam cerimónias solenes e concertos, que vão decorrer em vários locais do concelho.
O Dia da Liberdade começa com eventos marcados logo pelas 9 horas da manhã, nos paços do concelho, com o hastear das bandeiras e discursos das principais figuras autárquicas. Meia hora depois há uma homenagem aos antifascistas com deposição de flores no Monumento à Resistência, em parceria com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP). O Fórum Municipal Luísa Todi recebe, pelas 10 horas, uma sessão solene evocativa protagonizada pelos membros da Assembleia Municipal de Setúbal, evento que termina as cerimónias protocolares.
Ainda durante a manhã, às 11 horas, o Largo da Misericórdia acolhe um momento musical protagonizado pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense ao que se segue um desfile pelas ruas da cidade de entusiastas de motorizadas até 50cc – as chamadas cinquentinhas. Estas vão percorrer um percurso que vai desde o Clube Desportivo e Recreativo Águias de São Gabriel até à sede do Moto Clube de Setúbal.
O período da tarde é dedicado à cultura, na Casa do Bocage, com uma visita guiada à exposição “Fotografias que Contam Histórias II – Sinais de Liberdade”, captadas por Américo Ribeiro, naquele que é o retracto de “momentos icónicos ocorridos na cidade nos dias que se seguiram à revolução”, como explica a informação da autarquia enviada à redacção d’O SETUBALENSE. A Liberdade é comemorada também no Mercado Mensal de Vila Nogueira de Azeitão, a partir das 22 horas, com um concerto de Carolina Deslandes.
As comemorações da Revolução dos Cravos começam quase 24 horas antes, hoje mesmo a partir das 22 horas no Largo José Afonso, onde o artista setubalense Slow J vai protagonizar um grande concerto ao qual se segue um espectáculo de fogo de artifício na Doca dos Pescadores, a partir das 00 horas.
Todos estes eventos estão integrados no “Venham Mais Vinte e Cincos”, um projecto municipal que arrancou no ano passado para comemorar o cinquentenário da data a partir da qual terminou a ditadura em Portugal. O programa completo de actividades pode ser consultado no portal da autarquia.
Comemorações cortam vias ao trânsito hoje e amanhã
As comemorações na zona ribeirinha da cidade, que vão decorrer na noite desta quinta-feira, vão motivar vários condicionamentos de trânsito na zona ribeirinha da cidade já a partir da manhã de hoje.
A partir das 8 horas de hoje e até às 2 horas da madrugada de amanhã o acesso ao Largo José Afonso, a partir do troço compreendido entre as ruas Praias da Saúde e Trabalhadores do Mar, fica interdito a veículos.
Assim, os automobilistas devem utilizar, em alternativa, a Rua João de Deus, a Avenida Luísa Todi e a Rua Praia Saúde.
Também na Rua Trabalhadores do Mar, no troço entre a Avenida Luísa Todi e ruas Faustino José Santana e Alfredo Keil, o trânsito automóvel vai estar impedido entre as 20 horas de hoje e as 2 horas da madrugada de sexta-feira.
Como acesso alternativo os condutores devem utilizar a Avenida Luísa Todi, Rua Cláudio Lagrange, Avenida Jaime Rebelo e ruas Trabalhadores do Mar (troço sul) e Faustino José Santana.