Autarca quer envolver os municípios de Vendas Novas e de Torres Novas numa grande concentração em frente ao Ministério do Ambiente
“Levou tempo, mas valeu a pena lutar”, refere a Câmara Municipal de Setúbal numa publicação na página da rede social Facebook onde diz já ter sido informada pela CCDR da ordem de suspensão de actividade.
Para hoje está marcada uma reunião com o secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, com quem a autarquia vai fazer um ponto de situação no que diz respeito à actuação do Governo quanto às descargas de resíduos. A sessão surge na sequência de, na semana passada, o município ter solicitado uma audiência, com carácter de urgência, à ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.
Esta segunda-feira será feita uma concentração à entrada do Ministério do Ambiente, pelo que a autarquia questionou as câmaras municipais de Vendas Novas e de Torres Novas sobre “a disponibilidade para participar nesta luta pela defesa do ambiente nos nossos territórios e pela saúde das nossas populações” – pois estes são também dois municípios afectados pela actividade da empresa.
Lê-se ainda que esta “é a segunda vez que Setúbal é penalizada com a actividade desta empresa, e porque outras populações em outras regiões do País já sofreram as consequências da sua actuação” decidiram levar o caso a instâncias superiores.
N.R: Na primeira versão do texto referia-se que era o presidente André Martins quem ia reunir-se com o governante mas quem vai estar presente na reunião é a vereadora com o pelouro do Urbanismo, Rita Carvalho. Aos leitores pedimos desculpa pelo lapso