André Martins recandidata-se pela CDU à Câmara de Setúbal com Maria Helena de Mattos como mandatária [corrigida]

André Martins recandidata-se pela CDU à Câmara de Setúbal com Maria Helena de Mattos como mandatária [corrigida]

André Martins recandidata-se pela CDU à Câmara de Setúbal com Maria Helena de Mattos como mandatária [corrigida]

Nuno Costa, Carla Guerreiro, Pedro Pina, Rita Carvalho e Ricardo Oliveira nos primeiros lugares da lista. Apresentação pública decorre no sábado

André Martins é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas próximas eleições autárquicas, que se realizam em Setembro ou Outubro deste ano. O actual presidente da autarquia recandidata-se para, se for eleito, cumprir o seu segundo mandato.

- PUB -

A coligação apresenta ainda, para os lugares da vereação, os nomes de Nuno Costa, Carla Guerreiro, Pedro Pina, Rita Carvalho e Ricardo Oliveira. A novidade é o antigo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião. O actual vereador Carlos Rabaçal não é candidato porque vai ser candidato à Câmara Municipal de Cascais.

Como mandatária da candidatura surge o nome de Maria Helena de Mattos, tendo desempenhado a mesma função nas eleições de 2021.

A informação foi divulgada pela CDU Setúbal, em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE, numa nota onde afirmam que a equipa quer dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos 23 anos. “Esta equipa, gente de verdade, vão continuar Setúbal e o projecto de desenvolvimento que a CDU tem vindo a pôr em práctica nos últimos 23 anos em Setúbal. Gente com provas dadas, neste e em anteriores mandatos, são homens e mulheres prontos para os desafios que estão colocados para o futuro”.

- PUB -

O actual presidente da autarquia, que se recandidata, é dirigente nacional do Partido Ecologista os Verdes (PEV) e desempenha funções no executivo desde 2001, tendo sido vereador e vice-presidente até 2017. Desde aí, e até 2021, foi presidente da Assembleia Municipal, entre 2017 e 2021. Preside ainda a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

Nuno Costa desenvolve, actualmente, a sua actividade profissional na Escola Profissional de Setúbal. É membro da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP e foi eleito para a autarquia, pela primeira vez, em 2005. Foi presidente da junta de freguesia entre 2011 e 2013.

Carla Guerreiro, vereadora – desde 2009 – e vice-presidente no município, foi eleita na Junta de Freguesia de São Sebastião entre 2001 e 2009. É militante do PCP. Já Pedro Pina, também vereador nesta casa – desde 2013 –, também militante do PCP, foi adjunto executivo da Cruz Vermelha Portuguesa.

- PUB -

Rita Carvalho, vereadora desde 2021, foi antes directora de departamento do urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal, tendo estado como trabalhadora na mesma área desde 2007. É também militante do PCP. Ricardo Oliveira volta a ser aposta da CDU visto que foi vereador entre 2017 e 2021 e, antes disso, entre 2009 e 2013, presidente da Assembleia Municipal entre 2009 e 2013. É ainda membro da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.

Já sobre a mandatária, Maria Helena de Mattos, sempre esteve ligada ao movimento associativo do concelho e foi professora de Português e de Inglês, nos 2.º e 3.º ciclos durante 37 anos, nas escolas do concelho. É membro da Direcção da Caritas Diocesana de Setúbal, desde 2020.

Para sábado está marcada a apresentação dos candidatos numa iniciativa pública que vai começar pelas 15h30 na Praça do Bocage. Nesta espera-se a presença da membro da Comissão Executiva do PEV, Heloísa Apolónia, e o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo.

N.R: Notícia corrigida às 15h01. Carlos Rabaçal não consta nas listas da CDU a Setúbal porque vai ser candidato à Câmara Municipal de Cascais

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!