Nuno Costa, Carla Guerreiro, Pedro Pina, Rita Carvalho e Ricardo Oliveira nos primeiros lugares da lista. Apresentação pública decorre no sábado
André Martins é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas próximas eleições autárquicas, que se realizam em Setembro ou Outubro deste ano. O actual presidente da autarquia recandidata-se para, se for eleito, cumprir o seu segundo mandato.
A coligação apresenta ainda, para os lugares da vereação, os nomes de Nuno Costa, Carla Guerreiro, Pedro Pina, Rita Carvalho e Ricardo Oliveira. A novidade é o antigo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião. O actual vereador Carlos Rabaçal não é candidato porque vai ser candidato à Câmara Municipal de Cascais.
Como mandatária da candidatura surge o nome de Maria Helena de Mattos, tendo desempenhado a mesma função nas eleições de 2021.
A informação foi divulgada pela CDU Setúbal, em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE, numa nota onde afirmam que a equipa quer dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos 23 anos. “Esta equipa, gente de verdade, vão continuar Setúbal e o projecto de desenvolvimento que a CDU tem vindo a pôr em práctica nos últimos 23 anos em Setúbal. Gente com provas dadas, neste e em anteriores mandatos, são homens e mulheres prontos para os desafios que estão colocados para o futuro”.
O actual presidente da autarquia, que se recandidata, é dirigente nacional do Partido Ecologista os Verdes (PEV) e desempenha funções no executivo desde 2001, tendo sido vereador e vice-presidente até 2017. Desde aí, e até 2021, foi presidente da Assembleia Municipal, entre 2017 e 2021. Preside ainda a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).
Nuno Costa desenvolve, actualmente, a sua actividade profissional na Escola Profissional de Setúbal. É membro da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP e foi eleito para a autarquia, pela primeira vez, em 2005. Foi presidente da junta de freguesia entre 2011 e 2013.
Carla Guerreiro, vereadora – desde 2009 – e vice-presidente no município, foi eleita na Junta de Freguesia de São Sebastião entre 2001 e 2009. É militante do PCP. Já Pedro Pina, também vereador nesta casa – desde 2013 –, também militante do PCP, foi adjunto executivo da Cruz Vermelha Portuguesa.
Rita Carvalho, vereadora desde 2021, foi antes directora de departamento do urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal, tendo estado como trabalhadora na mesma área desde 2007. É também militante do PCP. Ricardo Oliveira volta a ser aposta da CDU visto que foi vereador entre 2017 e 2021 e, antes disso, entre 2009 e 2013, presidente da Assembleia Municipal entre 2009 e 2013. É ainda membro da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.
Já sobre a mandatária, Maria Helena de Mattos, sempre esteve ligada ao movimento associativo do concelho e foi professora de Português e de Inglês, nos 2.º e 3.º ciclos durante 37 anos, nas escolas do concelho. É membro da Direcção da Caritas Diocesana de Setúbal, desde 2020.
Para sábado está marcada a apresentação dos candidatos numa iniciativa pública que vai começar pelas 15h30 na Praça do Bocage. Nesta espera-se a presença da membro da Comissão Executiva do PEV, Heloísa Apolónia, e o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo.
N.R: Notícia corrigida às 15h01. Carlos Rabaçal não consta nas listas da CDU a Setúbal porque vai ser candidato à Câmara Municipal de Cascais