Força política reconquista todos os órgãos autárquicos do concelho sadino e assegura cinco mandatos
André Martins foi eleito presidente da Câmara Municipal de Setúbal pela Coligação Democrática Unitária (CDU) com maioria relativa, segurando a força política no poder para um quarto mandato consecutivo.
Os resultados obtidos ditaram que a CDU – composta pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) – reconquistou todos os órgãos autárquicos do concelho sadino, mas perdeu dois mandatos no município e a maioria absoluta na Junta de São Sebastião.
Para André Martins, “os setubalenses e os azeitonenses votaram para continuar Setúbal”. “Esperam que nós continuemos o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, no sentido de criar melhores condições de vida, mais bem-estar e melhor ambiente e um desenvolvimento global e integrado para este concelho”, acrescentou.
Entre os cinco elementos que se vão manter no executivo camarário pela CDU, encontram-se Carlos Rabaçal, Carla Guerreiro e Pedro Pina, sendo que a grande novidade passa pela integração de Rita Carvalho, arquitecta de 44 anos.
Enquanto isso, o Partido Socialista (PS) conseguiu eleger mais um vereador, passando para quatro eleitos, assim como o Partido Social Democrata (PSD), que duplica o número de assentos na vereação de um para dois.
A Assembleia Municipal de Setúbal, por sua vez, continuará também ‘nas mãos’ da CDU, passando a ser presidida por Manuel Pisco, que até ontem desempenhava a função de vice-presidente da edilidade.
No que diz respeito às juntas de freguesia, uma das principais alterações passa pela União das Freguesias de Azeitão, presidida durante o último mandato por Celestina Neves, do movimento independente de cidadãos “Azeitão no Coração”. Agora, o cargo será ocupado por Sónia Paulo.
Na União das Freguesias de Setúbal e na Junta de Freguesia de São Sebastião, por sua vez, mantêm-se na presidência Rui Canas e Nuno Costa, respectivamente, enquanto que na Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio vai assumir o ‘papel’ de José Belchior.