André Martins felicita Filarmónica Providência e garante que instituição pode contar com município

André Martins felicita Filarmónica Providência e garante que instituição pode contar com município

André Martins felicita Filarmónica Providência e garante que instituição pode contar com município

Programa comemorativo dos 142 anos incluiu concerto da banda da colectividade

 

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal felicitou no passado sábado a Sociedade Filarmónica Providência pelo 142º. aniversário, garantindo que a instituição, “assim como todas as outras associações do concelho”, podem contar com o município.

- PUB -

“[A autarquia] tem a responsabilidade de manifestar disponibilidade para continuar sempre a apoiar o movimento associativo”, disse André Martins, citado em nota de Imprensa da edilidade.

Para o autarca, “as colectividades são uma fonte de vida e de dinâmica nas sociedades”, sublinhando o papel desempenhado pelas mesmas na difusão cultural no concelho.

“Aprendemos a viver em colectivo e o movimento associativo é a representação maior da vida em sociedade. É aqui que nós também promovemos a cultura e isto é muito importante numa sociedade democrática e participativa”, destacou o edil na sessão solene comemorativa do aniversário da Providência.

- PUB -

Além de ter enaltecido “os 142 anos de história da colectividade de Vila Fresca de Azeitão”, o presidente da autarquia recordou que, para tal, “muita gente contribuiu com trabalho, empenho e dedicação”. “Com amor à camisola, fez esta casa e traçou esta história de muitas vidas”, acrescentou.

Também a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, garantiu que a autarquia está disponível para apoiar a colectividade, destacando, em seguida, o trabalho desenvolvido pela direcção que “a cada iniciativa tem vindo a angariar mais sócios e mais amigos para as suas dinâmicas”.

“A bagagem de 142 anos de história é também um compromisso com o futuro, pois temos de garantir que o movimento associativo não termina, uma vez que é tão representativo e dá tanta identidade aos territórios”, frisou a autarca, ao mesmo tempo que “reconheceu o valor que a Providência representa para a freguesia”.

- PUB -

Além da sessão solene, o 142º. aniversário da colectividade foi ainda comemorado com “um concerto da banda da colectividade, dirigido pelo maestro Cristiano Vieira Dias, com vozes de Ivone Dias, Conceição Silva, Carlota Silva, Rafael Dias e Carlos Zacarias, e um poema recitado pelo músico Adérito Gouveia”.

A Sociedade Filarmónica Providência foi fundada a 26 de Novembro de 1880. No início do século XX, a banda teve a oportunidade de tocar várias vezes perante o rei D. Carlos, uma vez que o monarca se deslocava com frequência ao Palácio da Bacalhôa, em Vila Fresca de Azeitão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -