Empreitada, que representa um investimento superior a 5 milhões de euros, pretende beneficiar mais de 1300 crianças e jovens
A cidade de Setúbal prepara-se para receber um avanço na sua infra-estrutura educativa com o início das obras de ampliação do Centro Escolar Barbosa du Bocage, agendado para esta terça-feira, com a colocação simbólica da primeira pedra. Esta empreitada, que representa um investimento superior a 5 milhões de euros, pretende beneficiar directamente 275 estudantes do 1.º ciclo e do jardim de infância. O projecto inclui a construção de um pavilhão polivalente, que contará com um ginásio, servindo igualmente 1.084 jovens dos 2.º e 3.º ciclos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, esta obra faz parte de um plano mais amplo para modernizar as infra-estruturas escolares da cidade, garantindo uma melhor qualidade de ensino. “Este é mais um passo num plano abrangente que visa modernizar as infra-estruturas escolares de Setúbal, reforçando a qualidade do ensino público e as condições de aprendizagem e desenvolvimento das nossas crianças e jovens. Com estas intervenções, vamos proporcionar espaços modernos e inclusivos, totalmente pensados, equipados e funcionais para alunos e profissionais, bem como adaptados a pessoas com mobilidade condicionada”, afirmou.
O novo espaço educativo contará com diversas salas de aula, salas de actividades, de expressão plástica e de informática, além de um centro de apoio à aprendizagem, destinado a crianças com necessidades educativas especiais.
Segundo a nota de imprensa da autarquia, este investimento representa um marco na estratégia da edilidade sadina, consolidando o maior investimento de sempre nesta área. O município já destinou 90 milhões de euros para a Carta Educativa de Setúbal, e a recente inauguração do novo polo educativo Academia Luísa Todi é uma das iniciativas que têm sido implementadas.
A ampliação do Centro Escolar Barbosa du Bocage é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assim como pelos programas Comunidades em Acção e OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, além da Coesão Socio-Territorial Através das Margens.
Além da ampliação do centro escolar, outros projectos aprovados incluem a reabilitação da habitação pública em vários bairros do concelho, a construção de novas escolas básicas e a requalificação da Estrada da Mitrena, entre outros. A construção da Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista e várias acções de beneficiação do espaço público também estão na lista de candidaturas submetidas ao PRR que já receberam luz verde, esclarece a autarquia.